O Brasil é um país necessitado do transporte de cargas para sua produção e distribuição. Existem diversos tipos de caminhões com os mais variados componentes.
O código de trânsito brasileiro (CTB) rege algumas regras para o tráfego de veículos de cargas juntamente com os órgãos de trânsito do Brasil que trabalham em conjunto para que as regras sejam cumpridas.
Algumas composições existem no mundo caminhoneiro, mas são proibidas no Brasil. Hoje vamos citar as mais relevantes e veja se você já viu algum caminhão com esse componente.
▪Cavalo mecânico 8×2 e 8×4
Esse tipo de cavalo mecânico não está habilitado para tracionar vanderleias, carretas de 4 eixos e bitrens de 7, 8 e 9 eixos além dos tritrens e veículos com dolly.
▪Romeu e Julieta
Os caminhões Romeu e Julieta não podem tracionar conjuntos de 7 e 8 eixos, porém a proibição só ocorreu após anos de produção.
▪Cavalos mecânicos 6×2
Cavalos com a configuração 6×2 são proibidos de rodar tracionando no Brasil, exceto para bitrens 9 eixos fabricados antes de 2011 e o bitrem 7 eixos.
▪Bitrens 7 eixos com eixos espaçados
Conhecido como bitrem Vanderleia, os bitrens 7 eixos não podem ser tracionados com cavalo mecânico 6×2.
▪Rodotrem 11 eixos
Pelo seu tamanho, dimensões e peso o veículo foi taxado como perigoso e responsável por diminuir a vida útil do asfalto graças ao seu peso. Ele pode tracionar até 91 toneladas apenas em aplicações fora da estrada como em serviços rurais e canavieiros.
Redação – Brasil do Trecho
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento conforme explicado em nossa
consulte Mais informação
Deixe um comentário