ônibus

Conheça um pouco sobre a história da viação Garcia, empresa que marcou a vida de muitos no Brasil

Apesar da empresa não existir mais com esse nome, seu legado continua perpetuando através de novos trabalhos

Se tem uma empresa do século passado que partiu deixando seu legado e nome marcado no transporte rodoviário de passageiros do Brasil foi a Viação Garcia, empresa que começou com o nascimento de Celso Garcia, na Espanha.

Celso Garcia começou como caminhoneiro em seu pequeno caminhão Ford de 1933 fazendo transporte de cargas no estado do Paraná ficando bastante conhecido na região. Mal sabia ele que aí seria o pontapé inicial para uma carreira de sucesso.

Seu trabalho foi visto por Matias, homem que precisava de alguém para poder entrar como sócio assumindo a concessão de uma empresa de ônibus para transportar os colonos da época.

Video: Rádio ônibus

De caminhão para ônibus

Após os dois se tornarem sócios, o veículo Ford sofreu uma mudança transformando-o em jardineira ou Catita, como diziam os próprios colonos, esse seria o primeiro veículo da empresa Rain Garcia com início de operação em 15 de janeiro de 1934.

Além de serem os responsáveis pela empresa, a sociedade começou com Celso fazendo a função de motorista e Matias como mecânico do veículo, trabalho árduo para os dois que precisavam enfrentar estradas esburacadas e sem infraestrutura e a falta de peças no mercado.

A empresa cresceu e mostrou que não estava para brincadeira. No seu segundo ano consecutivo de trabalho, em 1936, a frota já contava com mais dois veículos e trabalhavam durante o dia e a noite entravam na mecânica com manutenções corretivas devido às condições das estradas.

Nova era da empresa

Após seu colega desistir do negócio, Garcia se viu sozinho e uma outra pessoa surgiu nessa história, José Garcia Vilar. Ele investiu em um sonho que estava dando certo e formaram a empresa rodoviária Garcia e Garcia ganhando mais veículos para sua frota.

No decorrer dos anos foram enfrentados vários problemas como as consequências da segunda guerra mundial, mesmo assim eles ainda conseguiram aumentar a frota, mas com o passar do tempo surgiram outros problemas como o racionamento de combustível pelo governo.

Com o passar dos anos a empresa se consolidou no mercado sulista atendendo a região sul do país, mas atravessava uma grave crise financeira. Já com o nome Viação Garcia, foi comprada pela Brasil Sul expandindo seu serviço por outros locais.

João Neto

Nascido em Ceilândia e criado no interior de Goiás, sou especialista em transporte terrestre e formado em Logística. Com ampla experiência no setor, dedico-me a aprimorar processos de transporte e logística, buscando soluções eficientes para o setor.

Deixe um comentário
Publicado por
João Neto