Plano europeu: Continente promete entregar emissão zero de CO2 até 2040

Caminhão com menos poluentes
Caminhão sem emissão de CO2. foto: Bracell

O continente possui as sedes das maiores fabricantes de veículos pesados do mundo, os mais poluentes também 

A Europa há vários anos tenta implementar novos padrões para zerar a emissão de poluentes, principalmente o CO2, no ar e dessa vez uma proposta pode fazer esse índice diminuir drasticamente.

Um projeto tramita no parlamento europeu e no conselho da União Europeia e pretende diminuir em zero a emissão de poluentes para ônibus, até o ano de 2030, e para caminhões pelo menos uma redução de 90% até 2040.

A ideia é não acabar com os tipos de motores atuais como de combustão interna, os principais emissores desse tipo de poluição, mas adaptá-los para reduzir com a emissão.

Se aprovado no parlamento europeu algumas fábricas poderão ficar isentas de obedecer a lei como os que fabricam menos de 100 veículos por ano e os automóveis com peso bruto total(PBT) de até 3,55 toneladas. Esses empresários com empresas de pequeno porte são responsáveis por 0, 05% de emissões quando o veículo é caminhão e 5% quando reboque.

A maioria das marcas responsáveis pela produção de ônibus e caminhões mais famosos do mundo têm sede na Europa e o continente tem despontado como o primeiro a tomar decisões e atitudes em prol da emissão de zero poluentes.

Benefícios para os fabricantes 

A Scania e a Daimler Truck já anunciaram que vão aderir a meta de 90% na redução das emissões dos seus veículos até o ano de 2040.

Fabricantes que também aderirem ao programa poderão ser beneficiados com créditos para troca de veículos quando o caminhão alcançar o requisito mínimo de ser considerado um veículo apropriado para longas distâncias.