Equipado com o motor D16 de 6 cilindros em linha, 16 litros e capacidade para gerar 750cv, o Volvo FH chegou ao mercado em 2012. Seu torque é de 362 kgfm entre 1050 a 1400 rpm. Sua caixa de marcha é uma automatizada de 12 marchas.
O Scania 770 é equipado com o DC16 123 v8 de 16,4 litros e capacidade para gerar 770cv em 1800 rpm. Seu torque é de 377 kgfm entre 1000 a 1450 rpm. A caixa de transmissão do Scania também é automatizada, mas com 14 marchas.
Por disponibilizar 2 marchas e 20cv a mais que o Volvo, o Scania 770 leva vantagem no quesito motorização.
O sistema de frenagem o FH 750 vem com freio motor VEB+, que gera 580 cavalos a 2200 rpm de frenagem. Se for somado o sistema retarder, oferecido como opcional, a potência de frenagem chega a 1180 cavalos.
Com o freio hidráulico + o retarder, opcionais no modelo, chegamos a um total de 850 cavalos de potência de frenagem no Scania. Assim, o Volvo leva a melhor nesse quesito.
Com 4,2m de altura e 2,4 de largura, o FH 750 oferece duas camas, banco giratório, cortinas controladas eletronicamente e revestimento emborrachado para diminuir o ruído externo.
Com 4 metros de altura, a cabine do 770, dispõe de bancos de couro, duas camas, um eficiente sistema de climatização e aquecedores. Nesse quesito, fica difícil determinar qual cabine é a melhor, pois ambas são muito confortáveis.
Conforme tabela Fipe de fevereiro de 2022, o Volvo FH 750, custa R$ 991.190. Já o Scania 770 sai por R$ 1.35.000.860,00. Será que vale a pena pagar mais no Scania, ou compensa ficar com o Volvo?
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