Caminhão

Veja os cuidados que você deve ter com caminhão com sistema de freio a ar

Apesar de existir vários tipos de freio, o caminhão a ar é bastante utilizado

Os motoristas mais experientes com certeza já dirigiram diversos tipos de caminhões com configurações e características distintas. Hoje vamos falar sobre os veículos com freio a ar, eles possuem particularidades diferentes no seu funcionamento.

O sistema de freio a ar tem como base um compressor a ar. Tudo acontece quando o ar entra no motor e ao mesmo tempo no sistema de frenagem, o compressor é responsável por isso e garante funcionamento por completo.

Nesse processo o ar é enviado ao regulador que controla a pressão dos freios lançando para fora o excesso de ar, garantindo uma perfeita performance do sistema de frenagem do caminhão.

Para usufruir da melhor forma possível desse sistema, é necessário garantir a performance e segurança de todos os seus componentes. Sempre veja se está tudo certo com:

  • O compressor de ar;
  • Os tambores de freio;
  • Os pedais;
  • Os reservatórios;
  • As pastilhas de freio.

Caso algum componente esteja muito desgastado ou não cumprindo sua função adequadamente, deverá haver uma manutenção antes que ocorra algum problema.

Vale ressaltar que o sistema de frenagem é um dos mais importantes do veículo, descobrir sua falha no trânsito pode ser fatal ocasionando graves acidentes.

Para dar uma ajudinha aos caminhoneiros que não são acostumados em conduzir veículos com esse tipo de freio, o canal ALB do YouTube decidiu fazer um vídeo explicando um pouco mais do sistema e os cuidados necessários que o motorista deve ter ao utilizá-lo, confira abaixo.

Vídeo: Canal ALB
João Neto

Nascido em Ceilândia e criado no interior de Goiás, sou especialista em transporte terrestre e formado em Logística. Com ampla experiência no setor, dedico-me a aprimorar processos de transporte e logística, buscando soluções eficientes para o setor.

Deixe um comentário
Publicado por
João Neto