Caminhoneiros não estão sabendo utilizar o novo modelo de pesagem de caminhões em movimento

Caminhoneiros não estão sabendo utilizar o novo modelo de pesagem de caminhões em movimento
Foto: Reprodução / DNIT

No novo modelo, o monitoramento do peso é efetuado por meio de sensores instalados na pista e câmeras de reconhecimento óptico instaladas nos pórticos.

A CCR RioSP começou a testar um novo modelo de pesagem de caminhões na Via Dutra ou BR -116. Diferentemente do modelo tradicional feito por meio de balança instalada no chão, agora, o caminhoneiro deverá ficar atento aos painéis luminosos para saber se o caminhão está com excesso de peso.

Sensores instalados na pista e câmeras de reconhecimento óptico instalados nos pórticos serão responsáveis por fazer uma “leitura” do caminhão em movimento e determinar se está acima do peso.

A tecnologia lê as placas e capta informações sobre a classificação e o dimensionamento dos caminhões. Se o sistema identificar o excesso de peso, o caminhoneiro é avisado através dos painéis luminosos instalados na via. Diante disso, o motorista deve entrar no local destinado à pesagem e fiscalização.

Pontos da Via Dutra com o novo sistema de pesagem

  • §  km 223 — no sentido São Paulo, em Paracambi (RJ);
  • §  km 307 — sentido São Paulo, em Resende (RJ);
  • §  km 0 — sentido Rio, em Queluz (SP);
  • §  km — 179 sentido São Paulo, em Guararema (SP)

Para a CCR RioSP, a pesagem com o caminhão em movimento irá diminuir a ocorrência de acidentes, promoverá a conservação do pavimento, devido à redução de veículos com excesso de peso na rodovia, trará melhorias no fluxo de veículos com a redução de longas filas de pesagem e gerenciamento de tráfego.

Fique atento! Se for identificado o sobrepeso no seu caminhão, se atente aos painéis de mensagem viária, pois o descumprimento da ordem de entrada no posto de pesagem, será considerado infração.

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Vídeo: Portal Rodovíario

Redação – Brasil do Trecho