Farol no teto do veículo, pode? Quando usar?

Utilização errada dos faróis sobre o teto do cavalo pode prejudicar outros motoristas, diz técnico da DAF
Foto: Reprodução / Internet

Muitas vezes os motoristas têm dúvidas se os faróis no teto dos caminhões são obrigatórios ou não, mas a verdade é que esses faróis não são proibidos, mas eles devem ser usados em situações de necessidade. 

Casos de necessidade

Por exemplo, em canaviais, rodovias desertas ou para alertar algum animal que esteja na pista. No entanto, os faróis não devem ser usados em cima de veículos que trafegam em direção oposta, pois isso ofusca a visão do motorista e pode gerar um acidente. Dessa forma, essa prática com faróis no teto é desencorajada e só deve ser usada quando realmente for necessário.

Leia também:

https://brasildotrecho.com.br/2022/09/osram-lanca-lampadas-de-led-para-caminhoes/

Observe as condições do farol

Esses faróis, quando são acessórios originais das montadoras, como os das montadoras Scania e DAF, são resistentes, mas fique atento para que não seja colocado nenhum objeto que não seja resistente ou não esteja em boas condições, pois isso pode gerar prejuízos.

Use com cautela

Geralmente, eles utilizam lâmpadas de LED que têm um bom desempenho em longas distâncias e também possuem a regulagem feita por um dispositivo próprio. Porém, é importante lembrar que é necessário verificar periodicamente o estado do farol para que ele possa funcionar de forma regular.

Portanto, os faróis no teto dos caminhões podem ser usados de acordo com a necessidade da estrada, mas é importante manter a consciência de que eles devem ser usados apenas nos casos onde exista a necessidade de sinalização.