A potência mundial sueca não obteve os resultados esperados em território norte-americano
Uma das marcas mais amadas do Brasil e do mundo no setor de transporte de carga e a Scania. Detentora de vários recordes e criadora de veículos renomados, a montadora sofreu bastante e não conseguiu emplacar seus veículos nos Estados Unidos.
Começando suas atividades em 1891, na Suécia, a empresa não parou mais e até hoje é uma das maiores do ramo de transporte, empregando milhares de funcionários e atuando em mais de 100 países.
No Brasil a Scania se encontra em operação desde 1957 trazendo os clássicos como o T124, a linha jacaré e o famoso e amado 113.
Assista o vídeo:
Entrada no mercado dos EUA
Para tentar entrar no mercado norte-americano a empresa fez uma parceria com uma grandiosa dos Estados Unidos, a MAC, onde os seus caminhões acabaram sendo equipados com os motores da Scania, mas no final não deu certo.
A Scania acabou sofrendo nos Estados Unidos por levar caminhões cara chata em um cenário onde os veículos bicudos dominam, além de problemas com motor que não apresentava potência suficiente sendo fraco para o mercado americano não trazendo o sucesso comercial esperado.
A empresa bem que tentou e após investir pesado no país esperando vender ao menos 200 caminhões por ano, conseguiu emplacar apenas 700 unidades em 07 anos que esteve no mercado norte-americano, ou seja, foi um fracasso.
A solução mais viável da empresa foi interromper as importações de caminhões, porém ainda permanece no mercado com a produção de motores.