Caminhoneiro

Carga de botijões de gás pega fogo e quase provoca um grave acidente

As medidas de segurança não foram respeitadas nesse carregamento

Um caminhão carregado de botijões de gás viu sua traseira pegar fogo após ser carregado com a mercadoria. O veículo, uma carreta caçamba, teve que descarregar de forma desesperada os botijões para que algo pior não acontecesse.

O caminhoneiro e algumas pessoas que estavam próximas se depararam com o fogo na parte traseira do caminhão e viram chamas na mercadoria que estava sendo carregada.

Em um ato de desespero as pessoas que estavam próximas começaram a jogar água na tentativa de acabar com as chamas, porém novas explosões começaram onde outros botijões pegaram fogo.

Aparentemente o veículo estava carregado com grande quantidade de botijões de gás e após vários deles caírem no chão devido uma manobra do motorista em se livrar das chamas, é possível ver que muitos estavam vazando.

A cena foi filmada e é impressionante. Caso os botijões não tivessem saído da carroceria com a manobra do caminhoneiro, com certeza uma tragédia maior não poderia ter sido evitada.

Assista o vídeo:

Perigo de vazamento de gás no transporte

Não é recomendada a utilização de água em um botijão em chamas. Antes de tudo chame o corpo de bombeiros, se possível retirem materiais inflamáveis próximos e evacue o local.

No caso do transporte, o local que ele(os botijões) for armazenado deverá ser bem ventilado, limpo, protegido contra fatores naturais, como o sol e chuva, e longe de fontes de calor inflamáveis como óleo, combustível e graxa.

O caminhoneiro José Dias, com mais de 10 anos de profissão apenas em caminhões basculantes, pontua que o veículo foi carregado de forma errada onde aparentemente não havia apenas botijões de gás, mas também outros tipos de mercadoria dentro, fato que contribuiu com as chamas.

“A basculante não é indicada para o transporte de botijões de gás, ainda mais em grande quantidade e com outro tipo de mercadoria. Pelo que vi  não tinha ventilação já que uma lona cobria toda parte traseira.” Disse o profissional.

Antes de qualquer procedimento em relação ao trabalho do motorista de cargas é necessário se atentar a segurança do transporte envolvendo a sua vida e a de outras pessoas.

Esta postagem foi publicada em 19 de abril de 2023 10:00

João Neto

Nascido em Ceilândia e criado no interior de Goiás, sou especialista em transporte terrestre e formado em Logística. Com ampla experiência no setor, dedico-me a aprimorar processos de transporte e logística, buscando soluções eficientes para o setor.

Deixe um comentário
Publicado por
João Neto