De babá de criança a dono da Honda motos: Conheça a história do criador da marca

Soichiro Honda, fundador da honda motors. Foto: arquivo da empresa

Ninguém imaginaria que aquele simples garoto viria a ser dono de uma das maiores fabricantes automotivas do planeta

Shoichiro Honda nasceu em 1906, porém ninguém sabia que ali não nascia apenas um simples bebê, mas o homem que colocaria seu nome na história do mundo automotivo se tornando o criador e dono de uma das maiores empresas do planeta nesse setor.

Shoichiro iniciou o seu sonho trabalhando em uma oficina de bicicleta que seu pai trabalhava já que se encantava pela mecânica dos veículos. Antes disso a paixão já fazia parte da sua vida quando aos oito anos de idade ouviu o ronco do motor de um Ford modelo T, daí pra frente a paixão estava consagrada.

Aos 15 anos de idade Shoichiro viu uma oportunidade de emprego na empresa Art Shokai e acabou sendo atendido. Ele abandonou a escola, sua família e foi para a capital japonesa, Tóquio, em direção aos seus sonhos.

Assista o vídeo:

YouTube video
Vídeo: Histórias de Negócios

Emprego de babá 

Ao chegar na cidade ele ficou extremamente entusiasmado com tudo que viu, entretanto sua primeira função na empresa foi ser “babá do filho do dono” algo que não o agradou, muito menos não ter recebido nenhum salário nos primeiros meses. Porém, a vontade de chegar onde queria fez com que ele aguentasse firme e permanecesse na Art Shokai.

Além dos seus sonhos também tinha a vergonha de voltar para casa como derrotado, então decidiu ficar e logo o dono da empresa perceberia todo o seu talento e decidiu usá-lo no aumento da demanda de serviços automotivos.

Reconhecimento 

Shoichiro logo virou um mecânico renomado e também aprendeu muito sobre o lado empresarial do negócio, fator decisivo para o que logo aconteceria na vida do pequeno garoto.

Em 1926 dispensado do serviço do exército por ser daltônico, Shoichiro ganhou a oportunidade de ser líder de uma nova filial da Art Shokai e pôde mostrar todo o seu trabalho de liderança. O mecânico que também era piloto acabou sofrendo um acidente e após meses se recuperando voltou para trabalhar em seu próprio negócio.

Negócio próprio 

Após algumas tentativas e erros e várias criações, em 1.958 a sua empresa que agora se chamava Honda, conseguiu expandir os negócios para os Estados Unidos sendo a primeira japonesa a ter esse feito.

Houve um alto investimento em tecnologias e modernidades onde alcançou até mesmo a fórmula 1 tendo veículos da marca participando de corridas e ganhando além também das competições de motocicletas.

Morte e legado

Infelizmente Shoichiro faleceu em 1991 aos 84 anos, em Tóquio, mas o seu legado continua onde o menino que era babá do filho do dono da empresa que trabalhava não se rebelou, porém jamais desistiu dos seus sonhos e hoje a sua criação é uma das maiores da história do planeta Terra, a Honda motors.