Desde abril de 2021 que as informações sobre os cursos especializados não estão mais sendo inseridas na Carteira de Habilitação. Houve uma mudança na legislação de trânsito que alterou o prazo de validade da CNH.
Para os motoristas que ainda não completaram 50 anos, a validade da CNH é de 10 anos, e não, 5 anos, como anteriormente. No entanto, os cursos realizados pelo habilitado continuam válidos por 5 anos.
A solução encontrada pela legislação foi retirar as informações dos cursos realizados, da Carteira.
Por isso, quem tirou a Habilitação a partir de abril de 2022 não tem as siglas EAR (Exerce Atividade Remunerada), ou CETCP (Curso Específico de Transporte Coletivo de Passageiro), em sua Habilitação.
O agente terá de consultar o Renach (Registro Nacional de Condutores Habilitados), que armazena em um banco de dados todas as informações do condutor desde o início do processo de habilitação.
Para os motoristas profissionais que quiserem acompanhar a validação dos cursos especializados realizados, basta acessar a CNH Digital. Assim, será possível verificar os cursos realizados e qual a validade de cada um deles.
Portanto, pela Carteira de Habilitação física, não é possível acessar essas informações.
Redação – Brasil do Trecho
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento conforme explicado em nossa
consulte Mais informação
Deixe um comentário