Caminhoneiro

Veja as mudanças que ocorreram na CNH dos motoristas profissionais

Uma das mudanças foi a retirada das siglas referente aos cursos especializados realizados pelo condutor.

Desde abril de 2021 que as informações sobre os cursos especializados não estão mais sendo inseridas na Carteira de Habilitação. Houve uma mudança na legislação de trânsito que alterou o prazo de validade da CNH.

Para os motoristas que ainda não completaram 50 anos, a validade da CNH é de 10 anos, e não, 5 anos, como anteriormente. No entanto, os cursos realizados pelo habilitado continuam válidos por 5 anos.

A solução encontrada pela legislação foi retirar as informações dos cursos realizados, da Carteira.

Por isso, quem tirou a Habilitação a partir de abril de 2022 não tem as siglas EAR (Exerce Atividade Remunerada), ou CETCP (Curso Específico de Transporte Coletivo de Passageiro), em sua Habilitação.

Como o agente saberá que os cursos especializados foram realizados?

O agente terá de consultar o Renach (Registro Nacional de Condutores Habilitados), que armazena em um banco de dados todas as informações do condutor desde o início do processo de habilitação.

Para os motoristas profissionais que quiserem acompanhar a validação dos cursos especializados realizados, basta acessar a CNH Digital. Assim, será possível verificar os cursos realizados e qual a validade de cada um deles.

Portanto, pela Carteira de Habilitação física, não é possível acessar essas informações.

Vídeo: Manual do Trânsito

Redação – Brasil do Trecho

João Neto

Nascido em Ceilândia e criado no interior de Goiás, sou especialista em transporte terrestre e formado em Logística. Com ampla experiência no setor, dedico-me a aprimorar processos de transporte e logística, buscando soluções eficientes para o setor.

Deixe um comentário
Publicado por
João Neto