Foto: Reprodução / ProgramaPeNaEstrada
As peças dos caminhões são muito visadas pelos criminosos. Muitas delas ficam à vista e são fáceis de retirar do veículo, além disso, existe o fator “oportunidade”.
Quando os caminhoneiros precisam parar o caminhão em um posto para descansar, os ladrões aproveitam para praticar o furto de peças como faróis, módulo e baterias, as quais são peças caras e muito procuradas no mercado de autopeças. Por isso, é importante encontrar meios para dificultar a prática criminosa.
Alguns caminhões já saem de fábrica com mecanismos que dificultam o furto da bateria. Os novos modelos da DAF são um exemplo disso. A montadora instalou, propositalmente, o degrau que dá acesso ao motorista à cabine em cima da bateria.
Para retirar a peça é necessário desparafusar os quatro parafusos dos degraus, levando tempo. Perder tempo não é bom para o ladrão, pois alguém pode aparecer e frustrar a ação criminosa.
E se você está pensando que a medida da DAF prejudica na hora de fazer “chupeta” no caminhão, está errado. Os polos da bateria ficam numa posição possível de realizar qualquer contato com os polos, sem nenhuma dificuldade. A dificuldade é só para retirá-la.
Mas se o seu caminhão não vem com esse mecanismo de fábrica, é possível proteger sua bateria de outras formas. Uma delas é prender a peça com correntes e cadeados.
Também dá para comparar travas antifurtos e colocá-las nos parafusos que prendem a bateria. As trevas zincadas, dificultam a retirada dos parafusos, sendo uma proteção extra para a bateria. Essas são algumas das inúmeras medidas existentes, que dificultam o furto da bateria.
Você conhece outros mecanismos que dificultam o furto da bateria do caminhão? Comente no espaço abaixo!
Redação – Brasil do Trecho
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