Zé Trovão tem emenda aprovada na Câmara dos Deputados

Deputado Zé Trovão discursa na camara dos deputados. Foto: reprodução

As mudanças beneficiarão os caminhoneiros, principalmente os autônomos 

O caminhoneiro e deputado federal, Zé Trovão(PL-SC), teve uma importante vitória para os motoristas de carga após sua emenda ser aprovada no Congresso Nacional. O deputado foi parabenizado pelo  1º vice-presidente da Câmara dos Deputados, o deputado federal Marcos Pereira.

Em sessão deliberativa ocorrida na última quinta-feira(27) a MP 1153 foi mudada e aprovada aumentando o prazo para exigir o exame toxicológico de caminhoneiros. A emenda foi de autoria do deputado Zé Trovão(PL-SC).

A emenda trouxe mudanças em relação a contratação de seguros de cargas que não obriga mais os donos das mercadorias colocarem o seguro em nome do transportador.

YouTube video

Toxicológico e seguro de cargas

Para o exame toxicológico houve aumento das penalizações para quem não cumprir os prazos se estendendo a motoristas de categorias A e B onde antes esse tipo de conduta era obrigado apenas para as categorias C, D e E.

Se os motoristas cometerem uma infração gravíssima como não realizarem o exame toxicológico em até 30 dias após o fim do prazo ou trafegarem com o resultado positivo, eles poderão levar multa e ter o direito de dirigir suspenso.

O que mudou para os caminhoneiros em relação a prazos é que a partir de primeiro de janeiro de 2024 o Contran(Conselho Nacional de Trânsito) irá fixar até 180 dias para a realização dos exames se o prazo for regulamentado.

Com os seguros a partir de agora o próprio transportador poderá negociar as condições do seguro sem encarecer os custos do transporte tendo o caminhoneiro o maior poder de negociação diretamente com a seguradora.

Comemoração

Zé Trovão em um discurso no plenário comemorou a vitória e garante sempre defender a classe caminhoneira. Ele também pontuou a união de partidos como PT(Partido dos trabalhadores) e o seu PL(Partido liberal) para levar o melhor resultado aos caminhoneiros.