57 metros cúbicos de madeira transportada com irregularidades, foram apreendidas pela PRF

57 metros cúbicos de madeira transportada com irregularidades, foram apreendidas pela PRF
Foto: Reprodução / PRF

Foi constatado incompatibilidade entre a nota fiscal e as informações apresentadas na Guia Florestal.

Na tarde de terça-feira, (09), agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizavam fiscalização no km 28 da BR-320. Os policiais avistaram um Mercedes-Benz Actros 2651 S 6×4 puxando dois semi reboques carregados com 57 metros cúbicos de madeira nativa serrada.

Foi dada a ordem de parada ao caminhoneiro e durante a checagem nos documentos de porte obrigatório, os policiais rodoviários federais constataram que a carga era transportada irregularmente. O motorista até possuía a nota fiscal e a Guia Florestal, mas havia divergência entre a especificidade descrita na Guia e as informações contidas na NF.

Diante disso, o caminhoneiro foi enquadrado pela infração de transportar, vender, adquirir, madeira, lenha e carvão sem licença válida. Tanto a carga quanto o caminhão foram recolhidos ao pátio para as medidas cabíveis do órgão ambiental.

57 m³ equivalem a quantos quilos?

A PRF costuma divulgar os metros cúbicos ao invés de quilos porque não é possível converter diretamente m³ de madeira em quilos, pois o peso da madeira pode variar conforme o tipo e a umidade da madeira.

No entanto, é possível estimar o peso da madeira a partir de sua densidade. A densidade média varia entre 300 a 100 kg/m³, dependendo do tipo de madeira. Suponhamos que a madeira transportada pelo caminhoneiro em questão tenha densidade média de 600 kg/m³.

Assim, 57 metros cúbicos de madeira com densidade de 600 kg/m³ teriam um peso de:

57 m³ x 600 kg/m³ = 34,200 kg

Desta forma, se a madeira em questão tivesse uma densidade de 600 kg/m³, 57 metros cúbicos da madeira pesavam aproximadamente 34,200 quilos. Mas, é importante lembrar que este cálculo é apenas uma estimativa e pode variar dependendo da densidade da madeira transportada.

Redação – Brasil do Trecho