Caminhoneiro

A lei para o exame toxicológico será muito mais rígida

Veja como a lei está hoje e como ela poderá ser aplicada posteriormente.

O artigo 165-B, que versa sobre o exame toxicológico, declara que os motoristas da categoria C, D ou E, flagrados conduzindo veículos dessas categorias sem realizar o exame toxicológico periódico (a cada 2 anos e meio), comete infração gravíssima.

As penalidades são: multa e suspensão da CNH por 3 meses. Incorre na mesma penalidade os motoristas que exercem atividade remunerada e não comprovam a realização do exame periódico do toxicológico, por ocasião da renovação do documento de habilitação C, D ou E.

Possíveis mudanças

Se aprovada a mudança prevista no artigo 165-B, os condutores das categorias C, D ou E passam a ser responsabilizados mesmo que estejam dirigindo veículos das categorias A ou B, se não estiverem com o toxicológico em dia.

Outro ponto de destaque, é a punição para os motoristas que realizaram o toxicológico, tiverem um resultado positivo para o exame e ainda assim continuam dirigindo veículos das categorias C, D ou E.

Deixar de realizar o exame periodicamente também poderá ser considerado infração após 30 dias, mesmo que os condutores das categorias já citadas, não exerçam atividade remunerada.

Vale ressaltar, que para os habilitados nas categorias A e B as regras citadas aqui não se aplicam. Outro ponto é que toda essa mudança na lei do toxicológico continua em discussão no Senado e pode ser que seja aprovada, ou não. Mas de qualquer forma, são possibilidades que podem deixar mais rígida a lei do exame toxicológicos para os habilitados nas categorias C, D ou E.

Vídeo: Manual do Trânsito

Redação – Brasil do Trecho

João Neto

Nascido em Ceilândia e criado no interior de Goiás, sou especialista em transporte terrestre e formado em Logística. Com ampla experiência no setor, dedico-me a aprimorar processos de transporte e logística, buscando soluções eficientes para o setor.

Postagens recentes

Caminhoneiros terão atendimento médico na Via Dutra por 90 dias em Pinda (SP)

Atendimento médico gratuito para caminhoneiros fica disponível por 90 dias na Via Dutra em Pindamonhangaba (SP) Caminhoneiros que passam pela…

17 horas atrás

Transportadora Videira abre vagas para motorista de caminhão

A Videira Transportes anunciou em sua rede social vaga para motorista , os interessados devem atender os requisitos abaixo e…

17 horas atrás

Transportadora Maroni abre novas vagas para caminhoneiro

A empresa Maroni Transportes está com novas vagas em aberto para motorista carreteiro em Louveira, São Paulo. Os interessados em participar do…

17 horas atrás

Quadrilha é presa após sequestrar caminhoneiro e roubar veículos no MA e PI

Uma quadrilha responsável pelo sequestro de um caminhoneiro e roubo de veículos foi presa em uma operação das polícias do…

18 horas atrás

Ambulância é apreendida pela PRF na BR-101 e paciente recém-operado fica deitado no chão na Bahia

Uma ambulância da Prefeitura de Itororó, no sul da Bahia, foi apreendida pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) na BR-101 por…

18 horas atrás

Expresso Nathan se manifesta após acidente envolvendo motorista e quebra de asa

A Expresso Nathan divulgou uma nota oficial para se manifestar sobre uma ocorrência recente envolvendo um de seus motoristas. Segundo…

18 horas atrás