Conheça a versão do caminhão movido a gás mais famoso da Rússia

Conheça a versão do caminhão movido a gás mais famoso da Rússia
Foto: Reprodução / gnvmagazine

O Kamaz 54-901 é produzido pela fabricante russa KAMAZ.

O Kamaz 54-901 é um caminhão movido a gás natural, produzido pela empresa russa KAMAZ. Como um dos principais fabricantes de veículos comerciais da Rússia, a KAMAZ tem uma longa história na produção de caminhões robustos confiáveis.

Equipado com um motor a gás natural comprimido (GNC), o Kamaz 54-901 é uma opção de caminhão com motorização mais limpa em termos de emissões em comparação com os motores a diesel, por produzir menos dióxido de carbono (CO₂) e poluentes atmosféricos.

Desempenho, capacidade de carga, autonomia, manutenção e aplicação

O caminhão movido a gás possui um motor potente que oferece bom desempenho, permitindo o transporte eficiente de cargas pesadas. A potência e o torque específico do motor podem variar dependendo da configuração e das especificações escolhidas.

Em relação à capacidade de carga do Kamaz 54-901 ele foi projetado para transportar cargas de médio a pesado, podendo carregar até 25 toneladas. O uso do gás natural comprimido como combustível oferece uma boa autonomia devido à capacidade do gás, o que lhe garante uma autonomia de até 1000 km.

Assim como outros caminhões da KAMAZ, o modelo 54-901 é projetado para ser durável e resistente, mas como todo veículo, requer manutenção regular para garantir o bom funcionamento.

Ele pode ser utilizado em diversas aplicações, incluindo transporte de carga geral, distribuição urbana, transporte de produtos perecíveis, entre outros. Sua versatilidade e capacidade de carga tornam-no adequado par uma variedade de necessidades logísticas.

Mas o diferencial do Kamaz é a sustentabilidade, pois o uso do gás natural como combustível traz benefícios ambientais significativos, uma vez que a queima do gás natural produz menos poluentes atmosféricos em comparação com o diesel. Isso ajuda a reduzir as emissões de gases de efeito estufa e a melhorar a qualidade do ar.

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Redação – Brasil do Trecho