O diesel é um tipo de combustível composto por 12% de biodiesel misturado com 88% de diesel do petróleo. Esse combustível é uma opção mais limpa e renovável em comparação com o diesel convencional, já que o biodiesel é produzido a partir de fontes renováveis, como óleo de soja, de algodão, de milho, entre outros.
Em 17 de março deste ano, o Governo Federal aprovou o acréscimo da mistura de 12% do biodiesel no óleo diesel. Antes, era de 10% e a estimativa é chegar a 15% até 2026, mas apesar de ajudar a reduzir a emissão de gases do efeito estufa e a dependência do Brasil em relação ao petróleo importado, o B12 pode provocar prejuízos no motor e riscos de acidentes de trânsito, diz especialista.
O Engenheiro Boris Feldman tem feito várias críticas ao diesel B12 desde que foi aprovado pelo Governo o aumento no percentual de biodiesel no combustível. Com 50 anos de experiência na imprensa automotiva, o especialista alerta sobre os riscos para o bolso e para a saúde, decorrentes do uso do B12.
Segundo ele, em 2021, houve ocorrências de motores que entupiram com borra gerada pelo B13, utilizado nos veículos, máquinas e equipamentos, naquele ano. Para o engenheiro, o prejuízo financeiro para os donos de veículos de motores a diesel, serão enormes com o B12.
“Imagina só o perigo de um caminhão, ou um SUV, ultrapassando outro veículo, na estrada, e ter nesse instante seu motor travado. Ou de um paciente, durante uma cirurgia, e o gerador não liga, quando falta energia elétrica no hospital; ele é acionado por um motor diesel travado. Essas situações aconteceram em 2021, quando o diesel tinha 13% de biodiesel no óleo diesel… o problema está de volta”, alerta Boris Feldman.
Redação – Brasil do Trecho
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