Caminhão

Mecânico expõe péssima qualidade do diesel após ter que trocar peça antecipada

O profissional precisou trocar o racor e o filtro antes do tempo programado para trocar o óleo do motor.

O mecânico Randor Tavares realizava uma manutenção em um caminhão, quando decidiu expor para os inscritos em seu canal do YouTube a péssima qualidade do diesel brasileiro.

Para tanto, ele exibe um filtro de óleo e o rancor, que precisavam ser trocados, antes do tempo determinado para a troca do óleo do motor devido à má qualidade do diesel. O filtro estava completamente sujo e por conta disso, a peça precisou ser trocada antecipadamente. Entenda por que o B12 pode gerar prejuízos para os motores e riscos de acidentes.

As discussões em torno do B12 no diesel

Desde que foi aprovado o acréscimo de 12% de biodiesel no diesel brasileiro, as discussões em torno das implicações que o aumento do percentual da mistura pode trazer para os motores têm sido enormes.

As fabricantes de veículos a diesel são obrigadas a projetar seus motores para suportar a mistura de biodiesel, conforme as normas do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA).

Porém, os motores fabricados antes de 2012 podem não ser compatíveis com a mistura de biodiesel, e nesses casos pode ser necessário fazer adaptações ou utilizar um diesel com menor teor de biocombustível. Por isso, é recomendado consultar o manual do proprietário do caminhão ou do fabricante do motor para saber qual é a mistura recomendada para cada modelo.

Vídeo: Rador Tavares Mecânico

Redação – Brasil do Trecho

João Neto

Nascido em Ceilândia e criado no interior de Goiás, sou especialista em transporte terrestre e formado em Logística. Com ampla experiência no setor, dedico-me a aprimorar processos de transporte e logística, buscando soluções eficientes para o setor.

Deixe um comentário
Publicado por
João Neto