O sonho de termos um veículo de uma fabricante propriamente brasileira parece que ainda ficará no fundo do baú e não será realizado. A NBR seria a nova fabricante do Brasil e teve seu projeto anunciado em 24 de março de 2022, mas um ano já se passou e parece que nada sairá do papel.
A fábrica seria localizada no município de Araripina, Pernambuco, com cerca de 260 milhões de investimento de fundo privado, não recebendo nenhuma quantia do BNDES(Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social).
O anúncio foi bastante aclamado na época e recebido com grande alegria, principalmente pelo povo nordestino que teria uma fabricante brasileira em suas terras alavancando a economia da região.
Com o anúncio completando um ano, não se sabe ao certo o que deu errado. Por que não se ouve falar mais da NBR, nem mesmo do seu proprietário?
Evandro Lira, dono da empresa, publicou sua última atualização em uma rede social em 8 de novembro de 2022 e o site da empresa já se encontra fora do ar.
Alguns fatores foram levantados em hipóteses para o fim do grupo NBR no Brasil e a derrocada de um novo modelo 100% brasileiro. Há suspeitas de uma crise financeira ou até mesmo da insegurança da administração do conglomerado com o país.
Uma grande hipótese é de que mudanças no governo com a alta carga tributária e juros elevados fizeram com que os responsáveis pelo projeto reconsiderassem a ideia de uma instalação da empresa no Brasil.
Apesar da desistência, a única coisa ruim que ocorreu ao país é que não teremos esse grande investimento em terras brasileiras que consequentemente valorizaria principalmente a região nordeste.
Não houve empréstimo com dinheiro público, adiantamento em benefícios fiscais, ou seja, não teve nenhuma irregularidade na não continuidade do processo de instauração da NBR em terras brasileiras.
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento conforme explicado em nossa
consulte Mais informação
Deixe um comentário