Preço do frete sobe no primeiro trimestre em comparação ao ano passado

A fim de liberar os caminhoneiros para votarem, movimento quer suspender os fretes a partir do dia 28
Foto: Reprodução / Ednilson Aguiar/ O Livre

O valor alcançou 19% a mais do que o mesmo período do ano passado 

O preço do frete do agro subiu no primeiro trimestre de 2023 alcançando um percentual de 19% de aumento em relação ao mesmo período do ano passado. O resultado vem do Índice de Frete Repom(IFR).

Os números mostram que o aumento vem em uma constância onde fevereiro a março um quilômetro rodado ficou mais caro em 1% e se comparado ao mesmo mês em 2022 o aumento se equipara a 13%.

Os números trazem uma surpresa para o setor já que nos últimos meses o diesel acabou sendo reduzido principalmente pela isenção dos impostos federais do antigo governo federal e a continuação da medida no atual governo.

Leia também:

https://brasildotrecho.com.br/2023/02/antt-anuncia-reducao-no-piso-minimo-do-frete-em-54/

Com o valor de uma das principais despesas menor, se esperava que o preço do frete também caísse, mas não foi isso o que aconteceu e esse aumento pode ter uma simples explicação.

A safra de grãos teve uma escalada no início de fevereiro e os últimos meses promete um escoamento em alta velocidade demandando mais fretes e logicamente aumentando o seu custo.

O único fator que poderia mudar e diminuir o valor do frete seria uma variação no preço do diesel que a cada 6 meses ou com uma mudança para mais ou para menos de 5% obriga a ANTT(Agência Nacional de Transportes Terrestres) a atualizar os valores mínimos do frete rodoviário de cargas conforme a MP(Medida Provisória) 1.117/22.