Caminhoneiros fazem manifestação na fronteira com a Venezuela para liberar alimentos ao país vizinho

Caminhoneiros na fronteria que liga Brasil e Venezuela. Foto: Rodrigo Sanches/G1

Segundo o locutor que mediava o movimento, políticos venezuelanos impediam a entrada de alimentos brasileiros em solo latino.

Caminhoneiros e exportadores de alimentos de Roraima decidiram protestar no marco da fronteira entre Brasil e Venezuela, contra imposições do governo do país latino que proíbem a chegada de produtos e alimentos vindos do estado de Roraima para os venezuelanos.

As medidas proíbem que os comerciantes, principalmente do estado de Roraima, exportem seus produtos para a Venezuela, mesmo com a boa relação entre os governos.

Os manifestantes reivindicavam que produtos como arroz, carne, óleo e salsichas, que antes eram exportados para a Venezuela e muito consumidos no país, agora só o trigo tem autorização de exportação.

Assista o vídeo:

YouTube video

Eles reivindicam que não houve nenhuma tratativa, pegando de surpresa os empresários que têm caminhões cheios de produtos e não podem levá-los ao destino final, que seria o país venezuelano.

A Venezuela era o principal parceiro comercial do estado de Roraima, e essa mudança está gerando muitos prejuízos para ambas as partes.

A qualidade dos produtos exportados do Brasil está acima do que é comercializado dentro da Venezuela, e o preço é bem mais competitivo, o que, aos olhos das autoridades, poderia prejudicar o país latino.

Sem nenhuma tratativa, os empresários decidiram manifestar colocando seus caminhões no marco da fronteira com a Venezuela, que vive um momento social, econômico e político bastante delicado.