Caminhoneiro

CGU encontra irregularidades em auxílio pago aos caminhoneiros em 2022

Quase 2 bilhões de reais foram pagos irregularmente para taxistas e caminhoneiros

A Controladoria Geral da união(CGU) publicou na última sexta-feira(02) um relatório de auditorias em relação aos pagamentos do benefício de auxílio para caminhoneiros e taxistas feito no último semestre de 2022. Foram encontradas algumas irregularidades em relação a quem recebeu o benefício.

Os relatórios divulgados pela Controladoria informa que um pouco mais de 500 milhões de reais foram dados a caminhoneiros que estavam em situação irregular, enquanto cerca de 1 bilhão e 300 milhões foram pagos à taxistas que também não cumpriam todos os requisitos do auxílio.

Taxistas que poderiam receber o benefício deveriam está com o CPF(Cadastro Nacional de pessoa física) regularizado, ter uma permissão, concessão ou autorização emitida pelo município para a prática da profissão e um alvará com CPF(Não o era aceito o CNPJ-Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica).

Leia também:

https://brasildotrecho.com.br/2022/07/caminhoneiros-que-realizam-trajetos-maiores-criticam-o-valor-de-mil-reaisdo-axuilio/

Já para os caminhoneiros, teriam direitos a receber o benefício os transportadores autônomas de carga cadastrados no RNTRC(Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Cargas) até a data do dia 31 de maio de 2022 com e CPF regular. Para quem não possuía registro na ANTT(Agência Nacional de Transportes Terrestres) através do RNTRC, o ministério do trabalho providenciou uma autodeclaração do termo de registro do transportador autônomo que seria avaliado para o recebimento ou não do auxílio.

Como a CGU encontrou pessoas fora dos requisitos citados que receberam o auxílio, algumas medidas serão tomadas envolvendo consultas com a Dataprev(Empresa de tecnologia e informações da previdência social) além de devolução de pagamentos indevidos e responsabilizar ambas as partes no movimento da irregularidade.

Auxílio caminhoneiro e taxista

O auxílio destinado aos taxistas e caminhoneiros foi pago no valor de R$ 1.000,00 por mês dividido em 6 parcelas mensais durante o segundo semestre do ano de 2022.

Os profissionais começaram a receber o benefício em agosto onde veio uma parcela dupla no valor de R$ 1.000,00 para o pagamento também da parcela de julho.

João Neto

Com uma vasta experiência no setor de logística e transporte rodoviário de cargas, adquiri um profundo conhecimento das necessidades e desafios enfrentados pelos caminhoneiros em sua rotina diária.

Deixe um comentário
Publicado por
João Neto