Confederação em prol dos caminhoneiros envia propostas de mudança para MP 1175/23

Caminhão Mercedes
Caminhão mercedes 1316 antigo. Foto: reprodução

A Confederação Nacional dos Transportadores Autônomos (CNTA) enviou propostas de mudança à MP 1175/23, com o objetivo de auxiliar os motoristas autônomos de carga.

Nos últimos dias, tem havido muita discussão sobre um programa de reformulação de veículos promovido pelo Governo Federal, que oferece descontos na compra de automóveis zero quilômetro. Esse programa, recentemente criado, busca disponibilizar veículos a preços mais acessíveis aos consumidores, incluindo carros populares, ônibus e caminhões.

Após ouvir as demandas de alguns caminhoneiros e buscar maiores benefícios para os transportadores de carga, a CNTA decidiu apresentar três pedidos ao governo, visando auxiliar os caminhoneiros nessa questão.

O primeiro pedido visa auxiliar na compra de caminhões usados, com até 10 anos de idade, sem comprometer o programa de renovação e facilitando a vida dos profissionais autônomos do setor.

O segundo pedido é para que os profissionais autônomos de carga tenham acesso a uma linha de crédito especial, a fim de quitarem financiamentos relacionados à compra de veículos.

O terceiro pedido é para que os descontos na compra de caminhões pesados atinjam, no mínimo, R$ 144 mil, contemplando a necessidade atual dos caminhoneiros, uma vez que o programa em vigor não trouxe a redução necessária para a situação dos autônomos.

É importante ressaltar que a MP já está em vigor desde o início deste mês para pessoas físicas e desde o dia 21 para pessoas jurídicas, porém, sem as mudanças propostas pela CNTA.