Caminhoneiro

Em Roraima, PRF flagra 101 toneladas de excesso de peso em veículos de cargas

Os flagrantes ocorreram na BR-174

Com o foco no combate a crimes ambientais e fiscalização de veículos de carga, a Polícia Rodoviária Federal (PRF), realizou na última semana a Operação Rota 174 Sul 2023. A ação ocorreu na BR-174, em Roraima, e durante a fiscalização os agentes flagraram 101 toneladas de excesso de peso em veículos de cargas.

Os motoristas envolvidos nas ocorrências foram autuados pela infração e tiveram que providenciar o transbordo da carga excedente, conforme a Resolução 882 de 2021 do CONTRAN.

Danos no asfalto e no veículo

A PRF enfatiza que “o excesso de peso pode afetar o desempenho funcional do veículo, causar acidentes e danificar a malha asfáltica das rodovias. A sobrecarga dificulta a manobrabilidade, controle do motorista, prejudica a frenagem e estrutura do veículo, podendo colocar em risco condutores de outros veículos e pedestres”.

O órgão reforça que o excesso de peso também causa danos no asfalto e nas pontes, causando prejuízos na via pública e potencializando os riscos de acidentes.

Redação – Brasil do Trecho

João Neto

Nascido em Ceilândia e criado no interior de Goiás, sou especialista em transporte terrestre e formado em Logística. Com ampla experiência no setor, dedico-me a aprimorar processos de transporte e logística, buscando soluções eficientes para o setor.

Deixe um comentário
Publicado por
João Neto