Foto: Reprodução / Internet
Os termos “bitrem”, “tritrem”, “rodotrem” e “hexatrem” são utilizados para descrever diferentes tipos de combinações de veículos utilizados no transporte rodoviário de cargas. Esses termos se referem ao número de reboques ou semirreboques acoplados a um caminhão trator. Explicaremos cada um deles:
Um bitrem é uma combinação de veículos composta por um caminhão trator (também conhecido como cavalo-mecânico) acoplado a dois semirreboques. Geralmente, o primeiro semirreboque é acoplado diretamente ao caminhão trator, enquanto o segundo é acoplado ao primeiro semirreboque.
O bitrem é comumente utilizado para transportar cargas volumosas e pesadas. Sua principal vantagem é a redução de custo relacionada ao transporte, pois sua capacidade de carga pode diminuir a quantidade de viagens para o transporte de mercadorias. Uma das principais desvantagens dos rodotrens é a sua dificuldade de manobrabilidade.
O tritrem é uma combinação de veículos composta por um cavalo-mecânico acoplado a três semirreboques. Similar ao bitrem, o primeiro é conectado diretamente ao cavalo-mecânico, enquanto os outros dois são acoplados em sequência. O tritrem é utilizado para aumentar a capacidade de carga em relação ao bitrem, sendo especialmente utilizado para transportar carga de grãos, como soja e milho.
Sua principal vantagem é o arrasto. Já a desvantagem, é sua maior complexidade operacional em comparação com configurações mais simples, como o bitrem.
O rodotrem é uma combinação de veículos que consiste em um caminhão trator acoplado a dois ou mais semirreboques, sendo que o último semirreboque possui um engate específico chamado de “Dolly” que permite a conexão com o semirreboque anterior.
Essa configuração permite uma maior capacidade de carga em relação ao bitrem e tritrem. O rodotrem é utilizado para transportar diferentes tipos de carga, incluindo grãos, líquidos e produtos siderúrgicos.
Dentre as vantagens oferecidas pelo rodotrem está a sua grande eficiência energética, uma vez que ele consome 30% menos de combustível por quilograma/quilômetro transportado. Uma das desvantagens é a restrição de acesso a determinadas áreas urbanas e rodovias, devido ao seu comprimento e tamanho maiores em comparação com configurações mais comuns.
Essa configuração é composta por um cavalo-mecânico acoplado a seis semirreboques. Assim como o rodotrem, o último semirreboque é conectado ao penúltimo por meio de um Dolly. O hextarem é utilizado para transportar cargas volumosas como madeiras e cana-de-açúcar, proporcionando uma capacidade ainda maior em comparação com as configurações anteriores.
A principal vantagem do hextarem é sua capacidade de carga extremamente elevada. No entanto, uma das principais desvantagens é a sua complexidade operacional e as limitações de manobrabilidade que surgem devido ao seu tamanho e comprimento consideráveis.
Redação – Brasil do Trecho
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