Um Scania precisou subir uma ladeira sem calçamento, em um dia de chuva. O cavalo-mecânico puxava um implemento, aparentemente, carregado.
Somando os três eixos do Scania com os eixos da carreta, o veículo conta com 6 eixo, ou seja, um veículo pesado diante de uma subida escorregadia. Contudo, o caminhoneiro não se intimidou e resolveu seguir o seu curso.
Na primeira tentativa, a carreta quase subiu, mas parou no finalzinho da ladeira. Foi aí que o caminhoneiro decide voltar de ré, pega velocidade e só então consegue superar o obstáculo à sua frente, mostrando que o caminhão é bom e o motorista também.
Subir uma ladeira escorregadia com uma carreta pode ser um desafio, mas aqui estão algumas dicas que podem auxiliar o caminhoneiro em uma situação assim.
Use uma marcha baixa para fornecer torque e tração suficientes às rodas da carreta. Isso ajudará a evitar que elas escorreguem.
Evite acelerar ou frear bruscamente na ladeira escorregadia, pois isso pode fazer com que as rodas percam aderência. Tente manter uma velocidade constante e estável ao subir.
Se possível, tente evitar parar completamente na subida, pois pode ser difícil reiniciar o movimento em uma superfície de lama. Se necessário, use o freio motor para desacelerar gradualmente antes de enfrentar a subida.
Certifique-se de que o peso na carreta esteja distribuído de maneira uniforme e equilibrada. Isso ajudará a manter a tração nas rodas traseiras e evitar que o veículo derrape.
Se a subida estiver extremamente escorregadia, considere o uso de correntes nos pneus e utilize pneus apropriados para condições off-road. Isso pode melhorar a tração.
Lembre-se sempre de priorizar a segurança ao lidar com situações difíceis como essa. Se as condições forem muito adversas ou se você se sentir desconfortável em subir a ladeira escorregadia, considere adiar a viagem ou procurar assistência profissional.
Redação – Brasil do Trecho
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento conforme explicado em nossa
consulte Mais informação
Deixe um comentário