Volvo FH 750: o rei da montadora sueca

O modelo é considerado o melhor caminhão da Volvo na atualidade

O Volvo FH 750 é atualmente o caminhão mais potente do Brasil. Seu motor é um D16 de 6 cilindros em linha e potência de 750cv, com um torque máximo de 361,9 mkgfm. O modelo é disponível apenas na configuração 8×4, sendo muito utilizado no transporte de cargas indivisíveis devido a sua alta capacidade de tração e alta potência. Sua caixa de marcha é uma automatizada de 12 marchas.

Por muitos anos ele reinou como o caminhão mais potente do mundo, contudo, acabou perdendo esse posto para o Scania 770 e o Shacman X6000, mas isso não anula o fato de o FH 750 ser o modelo mais potente da Volvo no mundo.

O caminhão foi apresentado na Europa em 2012 e no ano no seguinte foi apresentado ao mercado brasileiro na Fenatran.

Além da potência

De fato, o que mais chama a tenção no FH 750 é sua potência, mas o caminhão também dá um show de tecnologia, conforto e segurança. A começar por sua cabine, considerada uma das mais confortáveis do mercado, revestida com acabamento em couro, com 4,2 m de altura e 2,4 de largura. Ele também oferece duas camas, banco giratório, cortinas controladas eletronicamente e revestimento emborrachado para diminuir o ruído externo.

No quesito segurança, o Volvo FH 750 possui oito câmeras displays lateral, controle de tração, bloqueio do diferencial, dentre outros. A impressão passada pelo interior da cabine, é de que o motorista está dirigindo um carro de luxo.

FH 750 interior
Foto: Reprodução / Internet

O design moderno, com faróis com linhas distintivas no formato da cabine, contornando o canto dianteiro e retornando aos lados da cabine, torna o modelo um dos mais belos caminhões da atualidade.

Foto: Reprodução / Internet

Ele também conta com sistema de redução de combustível, direção dinâmica da Volvo, controle de estabilidade e farol antiofuscamento. Todas essas características fazem do Volvo FH 750 o caminhão rei da montadora sueca.

YouTube video
Vídeo: Apaixonados Por Estrada

Redação – Brasil do Trecho