Conheça as leis que beneficiam apenas quem tem EAR na CNH

Conheça as leis que beneficiam apenas quem tem EAR na CNH
Foto: Reprodução / Internet

Mesmo pagando um pouco mais para ter esse registro em sua CNH o profissional além de estar apto a trabalhar na função de motorista também terá outros benefícios conforme a lei estipula

Os motoristas que irão trabalhar usando a função de condutores de veículos automotores devem colocar na habilitação no exame de autoescola o EAR (exercício de atividade remunerada).

Mesmo pagando um pouco mais para ter esse registro em sua CNH (Carteira nacional de habilitação) o profissional além de estar apto a trabalhar na função de motorista, ou seja, receber por desempenhar essa função, também terá outros benefícios conforme a lei estipula.

Para quem exerce atividade remunerada terá alguns benefícios em relação a pontuação na carteira, vejamos.

No geral o motorista para ter a CNH suspensa precisa ter cometido infrações conforme abaixo no período de um ano (12 meses).

  • Duas infrações de natureza gravíssima atingindo 20 pontos;
  • Uma infração de natureza gravíssima e outras menores atingindo 30 pontos;
  • Nenhuma infração de natureza gravíssima, mas atingiu 40 pontos em infrações menores.

Para o profissional que possui EAR não funciona dessa forma. Independente da quantidade de infrações gravíssimas eles não terão a CNH suspensa de imediato, isso só ocorrerá quando o motorista atingir 40 pontos em infrações.

Benefícios

Ao chegar aos 30 pontos, o motorista poderá fazer um curso preventivo de reciclagem e após a conclusão, automaticamente a pontuação será zerada.

Esses benefícios foram dados para quem possui EAR na carteira já que a lei entendeu que esses motoristas estão mais suscetíveis a cometerem infrações por estarem por um longo período conduzindo veículos nas estradas, já que é o seu trabalho.

Você sabia que quem tem o EAR na carteira nacional de habilitação tem esses benefícios em relação à pontuação de infrações?

YouTube video
Vídeo: Manual do Trânsito

Redação – Brasil do Trecho