Segundo a Associação Europeia de Fabricantes de Automóveis (ANCEA), pela primeira vez na história, os veículos elétricos superaram os modelos a diesel em números de vendas. A participação dos motores a diesel no mercado dos países da União Europeia ficou em 13,4% em junho, percentual muito abaixo dos 17,4% registrados em junho de 2022.
Com isso, os elétricos estão conquistando cada vez mais espaço no mercado. Enquanto eles representavam 10,7% de participação, em junho do ano passado, hoje eles são 15,1%. Até os modelos híbridos ultrapassaram as opções a diesel, conquistando uma fatia de participação de mercado de 24,3%.
Um dos fatores que pode estar contribuindo para a boa aceitação do veículo elétrico em detrimento do a diesel é a norma Euro 7, que deve entrar em vigor a partir de 2025 na Europa, tornando ainda mais rígidas a questão da emissão de poluentes por meio dos veículos.
A montadora alemã Volkswagen informou que os carros a combustão, do segmento de compactos, estão correndo perigo devido às normas mais exigentes, o que pode torná-los mais caros.
Um escândalo envolvendo a própria montadora também pode ter favorecido a venda de carros elétricos no continente. O escândalo ficou conhecido como “Dieselgate”. Em 2016, a Agência de Proteção Ambiental dos EUA descobriu que a Volkswagen e a Audi instalaram um mecanismo capaz de falsificar os resultados das emissões de poluentes dos seus automóveis.
Fato é que a partir de 2035 nenhuma montadora poderá vender carros novos que emitam poluentes, na União Europeia.
Redação – Brasil do Trecho
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento conforme explicado em nossa
consulte Mais informação
Deixe um comentário