Carro

Na Europa, venda de veículos a diesel foi ultrapassado pelos modelos elétricos

Pela primeira vez, o motor elétrico se tornou preferência entre os clientes europeus

Segundo a Associação Europeia de Fabricantes de Automóveis (ANCEA), pela primeira vez na história, os veículos elétricos superaram os modelos a diesel em números de vendas. A participação dos motores a diesel no mercado dos países da União Europeia ficou em 13,4% em junho, percentual muito abaixo dos 17,4% registrados em junho de 2022.

Com isso, os elétricos estão conquistando cada vez mais espaço no mercado. Enquanto eles representavam 10,7% de participação, em junho do ano passado, hoje eles são 15,1%. Até os modelos híbridos ultrapassaram as opções a diesel, conquistando uma fatia de participação de mercado de 24,3%.

Possíveis fatores

Um dos fatores que pode estar contribuindo para a boa aceitação do veículo elétrico em detrimento do a diesel é a norma Euro 7, que deve entrar em vigor a partir de 2025 na Europa, tornando ainda mais rígidas a questão da emissão de poluentes por meio dos veículos.

A montadora alemã Volkswagen informou que os carros a combustão, do segmento de compactos, estão correndo perigo devido às normas mais exigentes, o que pode torná-los mais caros.

Um escândalo envolvendo a própria montadora também pode ter favorecido a venda de carros elétricos no continente. O escândalo ficou conhecido como “Dieselgate”. Em 2016, a Agência de Proteção Ambiental dos EUA descobriu que a Volkswagen e a Audi instalaram um mecanismo capaz de falsificar os resultados das emissões de poluentes dos seus automóveis.

Fato é que a partir de 2035 nenhuma montadora poderá vender carros novos que emitam poluentes, na União Europeia.

Redação – Brasil do Trecho

Ildemar Ribeiro

Um amante de veículos pesados devido grande influência do pai. Aos 7 anos de idade o seu maior sonho era ser motorista de transporte coletivo, no entanto, no ano de 2014 ingressou em uma empresa de transporte coletivo, como jovem aprendiz onde juntamente com seu amigo de trabalho fundou o Brasil do Trecho.

Deixe um comentário
Publicado por
Ildemar Ribeiro