Caminhoneiro

Novo radar consegue identificar fraude em nota fiscal e multar caminhoneiros

O equipamento identifica as irregularidades fiscais por meio da leitura da placa do caminhão

Rodovias do estado de Goiás contam com reforço na fiscalização de veículos de carga. Um sistema de monitoramento com inteligência artificial consegue identificar se o caminhão que estar trafegando na rodovia carrega mercadorias com sonegação de impostos.

A Central de Operações Estaduais (COE) já está em pleno funcionamento desde o dia 11 de abril e é responsável por realizar o cruzamento de dados recebidos de antenas de comunicação instaladas em todo o estado. São 33 equipamentos instalados em rodovias de Goiás e deve chegar a 70 até o fim deste ano.

Como funciona o novo radar

Câmeras inteligentes instaladas ao longo da via fotografam as placas dos veículos de carga e envia as informações para avaliação dos fiscais que ficam na Central de Operações.

Com os dados captados pela leitura da placa, a inteligência artificial faz o cruzamento das informações sobre a documentação fiscal emitida para o veículo e caso o agente de fiscalização fique em dúvida em relação a alguma informação fiscal sobre a mercadoria que está sendo transportada, será feita a abordagem ao caminhoneiro.

 Assim, é possível saber quais veículos estão transportando produtos com ou sem nota, com o peso errado ou correto. Cerca de 15 mil caminhões são monitorados diariamente, em média, 300 apresentam irregularidades. Só nos dois primeiros meses de funcionamento o número de multas aplicadas por sonegação fiscal teve um aumento de mais de 60%.

*Com informações do Governo de Goiás e do Jornal da Record

Vídeo: Jornal da Record

Redação – Brasil do Trecho

João Neto

Nascido em Ceilândia e criado no interior de Goiás, sou especialista em transporte terrestre e formado em Logística. Com ampla experiência no setor, dedico-me a aprimorar processos de transporte e logística, buscando soluções eficientes para o setor.

Deixe um comentário
Publicado por
João Neto