Noticia do Trecho

Preço do diesel tem defasagem média de 15% em relação ao mercado internacional

Saiba qual é a relevância para os caminhoneiros autônomos e para economia do país

Segundo a Abicom (Associação Brasileira dos Importadores de Combustíveis), o óleo diesel vendido nas refinarias da Petrobras está com uma defasagem média de 15% em relação ao preço praticado no mercado internacional. Isso significa que o combustível vem sedo comercializado a R$ 0,55 abaixo do indicado pelo PPI (Preço de Paridade de Importação).

Um dos fatores apontados pela Abicom para esse descompasso no preço do diesel é a valorização nos preços de referência no mercado internacional. “O cenário médio de preços está abaixo da paridade para o óleo diesel e para a gasolina”, informou a entidade.

Boa notícia para os caminhoneiros autônomos

A defasagem no preço do diesel em relação ao mercado internacional pode ser vista como uma boa notícia para os caminhoneiros autônomos, pois significa que o preço está mais baixo do que poderia estar se estivesse totalmente alinhado ao preço internacional do petróleo.

O resultado é uma redução dos custos de combustível para os profissionais, o que pode aliviar parte do ônus financeiro associado às operações de transporte de cargas.

Como os caminhoneiros dependem fortemente do diesel para conduzir sues veículos, e o combustível representa uma parcela significativa dos custos operacionais, eles podem ser os principais beneficiados com os preços mais baixos nas bombas, ajudando a manter a margem de lucro ou mesmo reduzir os custos de fretes para seus clientes.

Faca de dois gumes

No entanto, a longo prazo, uma defasagem de preços pode ter implicações negativas para a indústria petrolífera do país, podendo resultar em desequilíbrio econômico e problemas para o setor de energia como um todo.

Então, se por um lado a defasagem no preço do diesel pode ser bem-vinda pelos motoristas profissionais autônomos em um primeiro momento, é importante considerar a sustentabilidade e as implicações de longo prazo dessa situação para a economia brasileira.

Politicas que busquem equilibrar a estabilidade dos preços e a competitividades são essenciais para garantir o funcionamento saudável do mercado e o bem-estar dos profissionais envolvidos no setor do transporte

Vídeo: CNN Brasil Economia

Redação – Brasil do Trecho

Ildemar Ribeiro

Um amante de veículos pesados devido grande influência do pai. Aos 7 anos de idade o seu maior sonho era ser motorista de transporte coletivo, no entanto, no ano de 2014 ingressou em uma empresa de transporte coletivo, como jovem aprendiz onde juntamente com seu amigo de trabalho fundou o Brasil do Trecho.

Deixe um comentário
Publicado por
Ildemar Ribeiro