Caminhoneiro

PRF identifica irregularidades no arla 32 e caminhoneiro diz desconhecer o problema

Um TCO foi emitido contra o caminhoneiro

Na noite da última terça-feira, (11), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) flagrou um caminhão trafegando com irregularidades no sistema de controle de emissão de poluentes, na BR-343.

De acordo com informações da PRF, o arla 32 do veículo estava contaminado com minerais e a Luz Indicadora (LIM) indicava emissão de Nox acima do tolerado. O caminhoneiro alegou não ter ciência das irregularidades e o caminhão não lhe pertencia.

Como foi constatado o crime de “causar poluição de qualquer natureza, resultante em danos à saúde humana”, o motorista foi autuado. Após assinar um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), ele foi liberado sob o compromisso de comparecer em juízo quando convocado.

O que é a tecnologia SCR para caminhões, ônibus e veículos Off-Road?

A tecnologia SCR (Selective Cataliytic Reduvtion), é uma solução catalítica seletiva composta por: catalisador SCR, unidade de injeção do arla 32, o tanque de arla 32 e a unidade de controle de dosagem.

Quando o arla é injetado no escapamento, ele é aquecido, se decompõem em CO₂ e amônia. Lá no catalisador, quando o Nox reage com a amônia, as moléculas danosas de Nox no escapamento são convertidas em moléculas de água e nitrogênio. 

Poque ele é obrigatório?

As fabricantes e veículos pesados como caminhões e ônibus, por exemplo, usam a tecnologias SCR desde 2012, quando se tornou obrigatório a implementação do sistema nesses veículos. O objetivo é combater as emissões de NOX — número de oxidação — na atmosfera.

Apesar de existir outras tecnologias semelhantes ao SCR, ele, é a solução mais eficaz para se adequar aos padrões de Nox automotivo.

Redação – Brasil do Trecho

Ildemar Ribeiro

Um amante de veículos pesados devido grande influência do pai. Aos 7 anos de idade o seu maior sonho era ser motorista de transporte coletivo, no entanto, no ano de 2014 ingressou em uma empresa de transporte coletivo, como jovem aprendiz onde juntamente com seu amigo de trabalho fundou o Brasil do Trecho.

Deixe um comentário
Publicado por
Ildemar Ribeiro