Caminhão

Renovação da frota: balanço mostra que as vendas de caminhões seguem em ritmo lento

O programa deve durar enquanto houver os recursos

Anunciado pelo governo federal em junho desse ano, o programa de renovação da frota de caminhões e ônibus segue a passos lentos. Dos R$ 700 milhões destinados para esta modalidade, apenas R$ 100 milhões foram utilizados na aquisição de caminhões novos em mais de um mês de programa.

Por outro lado, a modalidade do programa para carros chegou ao fim no dia 7 desse mês, com 125 mil unidade vendidas em menos de 30 dias. Para o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, “A aquisição de caminhões e ônibus segue, como esperado, ritmo mais lento. Além do investimento ser maior, há que se tirar os veículos pesados de circulação, o que demanda naturalmente prazo maior”.

Mercedes-Benz registra a primeira grande venda

Na última sexta-feira, (14), a Mercedes realizou a primeira grande venda de caminhões e ônibus do programa de renovação de frota do governo federal. Foram 110 ônibus e 6 caminhões extrapesados, adquiridos a partir da entrega de modelos antigos para reciclagem.

Vale lembrar, que a proposta é voltada apenas para os modelos com mais de 20 anos de uso. A ideia é enviá-los para reciclagem; o cliente terá de apresentar um documento para comprovar a destinação do veículo antigo para o desmonte. O programa é temporário e têm um prazo limitado de 4 meses, ou enquanto durar os recursos disponibilizados às montadoras.

*Com informações do MDIC

Redação – Brasil do Trecho

João Neto

Nascido em Ceilândia e criado no interior de Goiás, sou especialista em transporte terrestre e formado em Logística. Com ampla experiência no setor, dedico-me a aprimorar processos de transporte e logística, buscando soluções eficientes para o setor.

Deixe um comentário
Publicado por
João Neto