Vamos fazer uma viagem no tempo para descobrir o Scania LK 140, um caminhão que deixou sua marca na história do Brasil. Além de ser o primeiro V8 movido a diesel por aqui, ele também marcou o início de uma nova era na fabricação de caminhões.
O Scania LK 140 é um nome que os amantes de caminhões conhecem bem. Ele foi o pioneiro em ter um motor V8 a diesel em terras brasileiras e também trouxe um novo design, abandonando a frente arredondada dos modelos antigos.
Apesar de já termos tido caminhões com motores V8 antes, como o Ford F600 em 1957 e o Dodge D700 em 1970, é importante destacar que o LK 140 foi o primeiro a usar diesel, enquanto os outros usavam gasolina.
O motor do LK 140 era poderoso, com 140 litros de capacidade e impressionantes 350 cavalos de potência. Além disso, ele tinha um torque incrível de 1245 NM. Com características únicas, como cabeçotes individuais e um turbo compressor, o desempenho desse caminhão se destacava na época.
Esse caminhão não chegou sozinho, ele trouxe consigo uma nova abordagem da Scania. Ele abriu caminho para o lançamento do LK 141, consolidando esses novos modelos no mercado e inaugurando a linha LK.
Apesar do sucesso do LK 140, é importante ressaltar que ele ainda não superou a popularidade dos famosos caminhões “jacaré” da época. Mesmo assim, ele fez sucesso e marcou sua presença.
O Scania LK 140 não é apenas um caminhão, é um marco na história da Scania e da indústria de caminhões do Brasil. Para mergulhar mais fundo nessa história, confira o vídeo abaixo e descubra mais sobre essa jornada que é lembrada com carinho por aqueles que são apaixonados por caminhões.
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento conforme explicado em nossa
consulte Mais informação
Deixe um comentário