Segundo levantamento feito pela Sem Parar, empresa de serviços de pedágios, estacionamento e combustíveis, o diesel está sendo comercializado com uma alta de 12,8% nos postos do estado de São Paulo.
O levantamento considerou aproximadamente 10 milhões de litros de combustíveis tracionados por clientes Sem Parar em postos de São Paulo, no período de 10 a 21 de agosto. A conclusão foi que o diesel comum passou de R$ 5,08 para R$ 5,73 nas bombas.
Diante dessa realidade, o caminhoneiro autônomo precisa entender quais fatores contribuem para o consumo elevado de combustível, a fim de amenizar os impactos provocados pela alta do diesel.
Os principais vilões do aumento de combustível em seu veículo são:
Um cálculo feito pelo Departamento de Eficiência energética dos Estados Unidos revelou que para cada 40 quilos extra, o veículo irá consumir 2% a mais de combustível. Portanto, o excesso de peso desgasta os componentes do veículo, pode gerar multa para o caminhoneiro e aumenta o consumo de combustível.
Como já mencionado acima, pneus mal calibrados não conseguem uma aderência correta ao solo, o que exige mais do motor, elevando o consumo de combustível do veículo. As rodas também merecem atenção, uma vez que, qualquer alteração nas dimensões do veículo pode provocar o consumo de combustível.
Como já mencionado acima, o caminhão tem um bom aproveitamento do combustível com velocidade entre 40 e 70 km. Se passar disso ele consome mais combustível. Arrancadas buscar também aumenta o consumo de combustível, pois o motor estará trabalhando em baixa rotação, mas em velocidade alta.
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento conforme explicado em nossa
consulte Mais informação
Deixe um comentário