Caminhoneiro

Possível Greve dos Caminhoneiros após Aumento do Diesel: Líderes se Manifestam

Há dúvidas sobre a possibilidade de uma greve dos caminhoneiros após o recente aumento de R$ 0,78 por litro no diesel anunciado pela Petrobras. Esse aumento suscita preocupações, uma vez que os motoristas autônomos dependem de preços mais acessíveis do combustível para manter seus lucros no transporte de cargas.

Apesar dos rumores de uma greve, líderes caminhoneiros negam a probabilidade de uma ação desse tipo no momento. Em uma entrevista ao jornal O Globo, Chorão, presidente da Associação Brasileira de Condutores de Veículos Automotores (Abrava), destacou que uma greve agora poderia ser mal interpretada como um movimento político.

“Neste momento, não há ambiente propício para uma paralisação. Somente agiremos em caso de necessidade de sobrevivência, como fizemos em 2018. Não se trata de um ato político”, afirmou Chorão.

Possibilidade de Paralisação devido à Escassez de Combustível

Há um grupo de caminhoneiros que considera a possibilidade de uma paralisação devido à falta de combustível. O caminhoneiro do canal QRA Lindão, por exemplo, compartilhou vídeos em que outros profissionais relatam a falta de diesel em alguns postos.

De acordo com ele, a importação de 30% do combustível está sendo comprometida devido aos preços internacionais mais elevados em relação aos preços da Petrobras. O aumento implementado pela estatal para as distribuidoras poderia ser o catalisador de uma greve dos caminhoneiros.

Contudo, segundo Thiago Vetter, consultor de gerenciamento de riscos da StoneX, entrevistado pela Jovem Pan News, é improvável que ocorra uma escassez de combustível no Brasil. Conforme o especialista, a Petrobras está preparada para lidar com um cenário de escassez, ajustando seus preços de acordo. Diante desse panorama, resta-nos acompanhar a evolução dos acontecimentos nos próximos dias.

João Neto

Nascido em Ceilândia e criado no interior de Goiás, sou especialista em transporte terrestre e formado em Logística. Com ampla experiência no setor, dedico-me a aprimorar processos de transporte e logística, buscando soluções eficientes para o setor.

Deixe um comentário
Publicado por
João Neto