Lançado em junho com uma previsão inicial de quatro meses de duração, o programa de descontos na aquisição de caminhões e ônibus novos será estendido. O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Comércio e Indústria, Geraldo Alckmin, anunciou a ampliação do programa de renovação de frota, que, originalmente projetado para durar quatro meses, terá seu prazo prolongado.
Embora a modalidade do programa voltada para carros tenha sido encerrada nas primeiras semanas após o lançamento, até o momento, as empresas de ônibus e caminhões utilizaram apenas 27% dos recursos disponibilizados pelo programa.
Dado que a iniciativa está focada em veículos de transporte de cargas e passageiros com mais de 20 anos de uso, o comprador deve apresentar documentação que comprove a destinação do veículo antigo para desmontagem. O objetivo do programa é direcionar esses veículos para reciclagem, proporcionando ao comprador descontos que variam entre R$ 33,6 mil e R$ 99,4 mil na compra de um caminhão ou ônibus novo.
O Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços identificou que a exigência de entregar o caminhão ou ônibus com mais de 20 anos de uso para reciclagem e efetuar a baixa dos veículos no Detran estava contribuindo para a lentidão do avanço do programa. Devido aos procedimentos específicos de cada órgão, o processo de dar baixa em caminhões e ônibus antigos estava dificultando as negociações para aquisição pelo programa.
Contudo, em 27 de julho, o Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) publicou uma deliberação que simplifica os procedimentos de baixa. A expectativa é que, a partir de agora, o processo de aquisição de novos veículos seja agilizado.
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento conforme explicado em nossa
consulte Mais informação
Deixe um comentário