Senador Confúcio Moura fala sobre duplicação da BR-364 em entrevista

Senador Confúcio Moura fala sobre duplicação da BR-364
Trecho muito importante na BR-364. Foto: Reprodução / Internet

A rodovia possui mais de mil quilômetros e o senador Confúcio Moura decidiu falar um pouco a respeito da BR

A BR-364, uma das principais rodovias do Brasil, percorre mais de mil quilômetros através dos estados do Acre, Rondônia, Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais e São Paulo, e foi o foco de uma entrevista com o senador Confúcio Moura no programa Pé na Estrada.

Nessa entrevista, o senador enfatizou a significativa importância da BR-364, especialmente para a região norte do país, pois representa a única conexão de Rondônia com outras partes do Brasil.

Andamento das Obras na BR-364

O senador tem desempenhado um papel ativo na coordenação das obras na BR-364, especificamente no projeto de duplicação. Ele aproveitou a ocasião para esclarecer diversos aspectos relacionados a esse projeto.

Confúcio Moura destacou que o Ministro dos Transportes, Renan Filho, esteve recentemente em Rondônia, lançando a ordem de serviço para o projeto executivo de duplicação da BR-364. Esse projeto abrange o trecho entre Candeias do Jamari, próximo a Porto Velho (RO), até a cidade de Pimenta Bueno. O senador ressaltou que o desenvolvimento do projeto deverá demandar cerca de um ano, seguido pelo processo de licitação e outros procedimentos antes que a obra seja efetivamente iniciada.

Projetos de Duplicação em Perspectiva

O senador abordou dois projetos distintos para a duplicação da BR-364:

  • Projeto de Concessão da BR

O BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) está examinando um projeto de concessão da BR, que contempla a instalação de pedágios em determinados trechos da rodovia, caso haja empresas interessadas em administrar esses pontos. Essa abordagem poderia impulsionar a duplicação, uma vez que a empresa que obtivesse a concessão seria responsável por conduzir a duplicação da via.

  • Privatização

Caso o projeto de concessão não progrida, existe outra alternativa que considera a privatização da BR, por meio de parcerias público-privadas, viabilizando a duplicação da rodovia por meio de investimentos nesse formato.

A entrevista com o senador Confúcio Moura destaca seu compromisso com o desenvolvimento e aprimoramento da infraestrutura rodoviária, ressaltando a relevância da BR-364 para a região e para o país como um todo.