Com a crescente identificação de desvantagens no Brasil, alguns caminhoneiros estão considerando a possibilidade de morar em outro país. Nesse contexto, vamos discutir a viabilidade de Portugal, que se destaca como o principal destino para os motoristas brasileiros.
Os profissionais do transporte de carga enxergam em Portugal uma excelente oportunidade para continuar exercendo a profissão de caminhoneiro sem passar por mudanças tão drásticas, como aprender um novo idioma, embora estejam se deslocando para um país novo.
O canal do YouTube “Europa sobre rodas” decidiu abordar, por meio de um vídeo, o passo a passo para se tornar um caminhoneiro em Portugal e ressalta que não é possível chegar ao país após uma mudança e começar a trabalhar na profissão imediatamente.
Uma das primeiras dicas oferecidas no vídeo é que as coisas não são tão simples, e tem se tornado cada vez mais difícil obter o visto e a residência no país europeu.
Um dos primeiros pontos a serem considerados é que é necessário trocar a sua carteira de motorista brasileira pela carta de condução portuguesa. A melhor opção é procurar uma autoescola e passar pelo processo sem burocracias, que tem um custo de cerca de 140€.
Embora uma lei tenha isentado essa troca, ela se aplicava apenas a veículos de pequeno porte. Se você deseja trabalhar como caminhoneiro, é necessário efetuar a mudança da CNH para a carta de condução portuguesa.
Dado que o processo pode demorar um pouco até que o motorista obtenha a carta, não é possível determinar com precisão quando ele terá autorização para dirigir caminhões em Portugal. Portanto, é importante estar ciente de que não será possível trabalhar imediatamente.
Se você está planejando mudar-se para o país, é aconselhável economizar algum dinheiro e criar uma reserva, pois, ao chegar em Portugal, você precisará ter meios de subsistência por alguns meses antes de conseguir trabalho.
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento conforme explicado em nossa
consulte Mais informação
Deixe um comentário