Caminhão

PRF autua carreta por excesso de peso após denúncia

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) aplicou uma autuação a uma carreta que transitava na BR-293 com sobrecarga. O incidente ocorreu na sexta-feira passada, dia 1º.

Os policiais flagraram um condutor trafegando pelo trecho da rodovia no estado do Rio Grande do Sul e decidiram conduzir uma fiscalização após receberem uma denúncia de que o veículo estava circulando com velocidade abaixo do recomendado.

Os agentes suspeitaram que a carreta estivesse carregada com peso superior ao permitido e, durante a pesagem, constataram que excedia o limite permitido em quase 17 toneladas.

A carga foi retida para que o responsável pudesse fazer o transbordo, e o motorista foi autuado. Os motoristas frequentemente optam por sobrecarregar as cargas para realizar apenas uma viagem, mesmo quando o transporte deveria ser dividido em pelo menos dois fretes, a fim de cumprir os padrões estabelecidos pelo fabricante e pela lei.

Tanto o cliente quanto o transportador podem ser responsabilizados pelo excesso de peso no transporte, e ambos devem estar cientes das penalizações e dos danos que essa prática pode causar.

Penalizações:

  • Retenção do veículo para regularização;
  • Aplicação de cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH);
  • Multa de acordo com o excesso de peso total e por eixos.

Malefícios:

  • Redução da capacidade de frenagem do caminhão;
  • Encurtamento da vida útil do asfalto;
  • Comprometimento da estabilidade do veículo;
  • Possibilidade de problemas na suspensão.

Esta postagem foi publicada em 4 de setembro de 2023 08:08

Ildemar Ribeiro

Um amante de veículos pesados devido grande influência do pai. Aos 7 anos de idade o seu maior sonho era ser motorista de transporte coletivo, no entanto, no ano de 2014 ingressou em uma empresa de transporte coletivo, como jovem aprendiz onde juntamente com seu amigo de trabalho fundou o Brasil do Trecho.

Deixe um comentário
Publicado por
Ildemar Ribeiro