A Scania iniciou os testes com seu primeiro caminhão movido a energia solar. O veículo está sendo testado nas ruas da Suécia e promete uma autonomia anual de 5 mil quilômetros.
Com 100 metros quadrados da carreta cobertos por placas fotovoltaicas, que captam a energia do sol e a transformam em energia motriz, o caminhão é considerado um veículo híbrido plug-in, com 560 cavalos de potência. O armazenamento da eletricidade das placas solares e do sistema híbrido é de 300 kWh, o qual é dividido entre o cavalo mecânico e a carreta. O caminhão transporta 100 kWh e a carreta 200 kWh de eletricidade.
Segundo a fabricante, o modelo é inédito no mundo, pois “nunca antes foram utilizados painéis solares para gerar energia para o trem de força de um caminhão”. Foram mais de dois anos de pesquisa até o caminhão ser anunciado em 31 de agosto deste ano e, assim, iniciar os testes reais pelas estradas suecas.
Com isso, a Scania tem como meta atingir 50% de suas vendas anuais com modelos elétricos até 2030, e o “caminhão solar” é apenas o primeiro de muitas outras soluções de energia limpa e renovável, na tentativa de diminuir os custos do transporte rodoviário de cargas com o combustível fóssil.
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento conforme explicado em nossa
consulte Mais informação
Deixe um comentário