Essa prática é comum entre os profissionais e auxilia na prevenção de incidentes, evitando que a carreta afunde no solo.
Douglas Fernando Farias, caminhoneiro de São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, chamou a atenção ao instalar uma tábua sob os pés de sua carreta. Quando questionado pelo repórter do Pé Estrada sobre essa “tecnologia”, ele explicou que essa medida visa evitar incidentes com o implemento, causados pelo afundamento do solo quando a carreta está desengatada do cavalo mecânico.
Douglas fez questão de esclarecer que essa inovação não partiu dele; é uma prática comum entre os caminhoneiros que é transmitida de geração em geração.
A instalação de uma tábua sob os “pés” da carreta foi a solução encontrada por Douglas como medida de segurança ao desengatar o veículo sobre o solo. Também é possível usar pranchões de apoio entre o implemento e o solo.
Outra medida de segurança que deve ser adotada nessas situações é a análise do terreno antes de desengatar o mecanismo. Além disso, não é recomendado desengatar a carreta quando ela está carregada. Com essas trocas de experiências e as inovações “tecnológicas” dos caminhoneiros, os profissionais do trecho conseguem superar os desafios que a profissão impõe no dia a dia.
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento conforme explicado em nossa
consulte Mais informação
Deixe um comentário