Caminhão

Tecnologias da estrada: caminhoneiro instala tábua sob os pés da carreta

Essa prática é comum entre os profissionais e auxilia na prevenção de incidentes, evitando que a carreta afunde no solo.

Douglas Fernando Farias, caminhoneiro de São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, chamou a atenção ao instalar uma tábua sob os pés de sua carreta. Quando questionado pelo repórter do Pé Estrada sobre essa “tecnologia”, ele explicou que essa medida visa evitar incidentes com o implemento, causados pelo afundamento do solo quando a carreta está desengatada do cavalo mecânico.

Douglas fez questão de esclarecer que essa inovação não partiu dele; é uma prática comum entre os caminhoneiros que é transmitida de geração em geração.

Outras Medidas de Segurança

A instalação de uma tábua sob os “pés” da carreta foi a solução encontrada por Douglas como medida de segurança ao desengatar o veículo sobre o solo. Também é possível usar pranchões de apoio entre o implemento e o solo.

Outra medida de segurança que deve ser adotada nessas situações é a análise do terreno antes de desengatar o mecanismo. Além disso, não é recomendado desengatar a carreta quando ela está carregada. Com essas trocas de experiências e as inovações “tecnológicas” dos caminhoneiros, os profissionais do trecho conseguem superar os desafios que a profissão impõe no dia a dia.

Ildemar Ribeiro

Um amante de veículos pesados devido grande influência do pai. Aos 7 anos de idade o seu maior sonho era ser motorista de transporte coletivo, no entanto, no ano de 2014 ingressou em uma empresa de transporte coletivo, como jovem aprendiz onde juntamente com seu amigo de trabalho fundou o Brasil do Trecho.

Deixe um comentário
Publicado por
Ildemar Ribeiro