A empresa que hoje fabrica automóveis e uma variedade de produtos, incluindo maquinaria pesada e caminhões, tornou-se a quarta maior montadora do planeta e carrega consigo uma história de muita luta e persistência.
Uma das maiores fabricantes de automóveis do mundo viu seu criador, Chung Ju-Yung, sair da extrema pobreza e conquistar o mundo com a criação da Hyundai.
A empresa, que hoje produz automóveis e uma ampla gama de produtos, como maquinaria pesada e caminhões, ascendeu para se tornar a quarta maior montadora do mundo e traz consigo uma trajetória repleta de desafios e perseverança.
O fundador, Chung Ju-Yung, veio de uma família extremamente pobre e enfrentou uma infância sem dinheiro algum. O então garoto nasceu em 25 de novembro de 1915, em Tongchon, território oriental que atualmente corresponde à Coreia do Norte.
Seus pais eram lavradores, e Chung Ju-Yung era o filho mais velho de sete irmãos. Com muita dedicação, começou a trabalhar como entregador em uma empresa de arroz aos 22 anos.
Com muita dedicação e apenas 22 anos, o proprietário da empresa entregou a administração a Chung. No entanto, a empresa acabou falindo após o início da Segunda Guerra Mundial, quando o Império Japonês, que naquele momento controlava o município de Tongchon, passou a tracionar toda a produção de arroz.
Após a falência, o jovem coreano decidiu mudar de setor e começou a atuar no reparo de automóveis, obtendo grande êxito. No entanto, mais uma vez, o Império Japonês usou a empresa de Chung Ju-Yung para abastecer a guerra.
Após o Japão se render e a Coreia se tornar um país independente, Ju-Yung reuniu todas as suas economias e o dinheiro que havia guardado durante o tempo de serviço, investindo em uma construtora com o objetivo de reconstruir seu país após os bombardeios da guerra.
Após enfrentar inúmeras dificuldades, nasceu o que hoje conhecemos como Hyundai, embora de forma um tanto diferente. Em 1947, Chung Ju-Yung fundou a Hyundai Togun, que em coreano significa “modernidade”.
A empresa começou atuando no setor de construção civil e, após expandir seus negócios para vários países da Ásia, também ingressou no ramo automotivo.
Com o passar do tempo, especializou-se na fabricação de caminhões, produzindo veículos Ford de cabine avançada com capacidade para transportar até 13 toneladas de PBT (Peso Bruto Total). A empresa se tornou referência no setor automotivo, fabricando caminhões, ônibus e veículos pesados, incluindo navios que seriam comercializados em toda a Ásia.
Após fabricar veículos que não eram da Hyundai, Chung Ju-Yung decidiu criar caminhões com sua própria marca e lançou o Bison, um modelo médio de cabine avançada.
A empresa se consolidou no mercado, e Ju-Yung passou a presidência da Hyundai para seu filho, Chung Mong-Koo, que desempenhou um excelente papel como investidor e continuou a ascensão da fabricante no mercado.
Com essa nova liderança, alguns produtos da Hyundai ofereciam até 10 anos de garantia, e a empresa alcançou o ano 2000 com mais de 50.000 unidades vendidas de maquinaria pesada. Em 21 de março de 2001, faleceu o fundador e criador Chung Ju-Yung, aos 85 anos, na Coreia, deixando para trás um legado que inscreveu seu nome no mundo como um dos empresários mais bem-sucedidos da história.
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento conforme explicado em nossa
consulte Mais informação
Deixe um comentário