Caminhão

Caminhão elétrico da Scania emite 90% menos CO₂ em comparação ao modelo a diesel

A montadora chegou a essa conclusão após um estudo recente

Em um estudo recente realizado pela Scania, utilizando como referência um caminhão de 30 toneladas e comparando suas emissões ao longo de sua vida útil — a fabricante concluiu que o modelo elétrico emite 90% menos CO₂ que o caminhão movido a diesel.

De acordo com o chefe de sustentabilidade da Scania, Andreas Follér, é possível apontar pelo menos três fatores que permite ao caminhão elétrico emitir 90% menos que o diesel.

O primeiro é a reciclagem da bateria. O segundo fator é o maior percentual de eletricidade renovável utilizada para recarga. Por fim, ele aponta o processo de produção das células e aço utilizados na estrutura dos modelos elétrico mais sustentável.

Contudo, a Scania ressalta que o balanço é desfavorável para o setor elétrico durante a produção das baterias, uma vez que há emissões nesse processo.

Mas assim o desfavor é compensado quando as baterias estão instaladas nos veículos e permitem rodar milhares de quilômetros sem emitir o CO₂. A fabricante também esclarece que o estudo se refere apenas ao CO₂, considerando que um caminhão elétrico não emite emissões durante o deslocamento.

Caminhão movido a energia solar em fase de teste

A fabricante sueca está empenhada em fabricar caminhões mais sustentáveis. Prova disso, é um caminhão hibrido plug-in de 560 cavalos de potência, coberto por painéis fotovoltaicos, que está em fase de teste na Suécia. São 100 m³ da carreta coberta de placas fotovoltaicas que captam a energia do sol e transforma em energia motriz.

O armazenamento da eletricidade das placas solares e do sistema hibrido é de 300 kWh, o qual é divido entre o cavalo mecânico e a carreta. O caminhão transporta 100 kWh e a carreta 200 kWh de eletricidade; ele promete uma autonomia de 5 mil km.

João Neto

Com uma vasta experiência no setor de logística e transporte rodoviário de cargas, adquiri um profundo conhecimento das necessidades e desafios enfrentados pelos caminhoneiros em sua rotina diária.

Postagens recentes

Caminhoneiros terão atendimento médico na Via Dutra por 90 dias em Pinda (SP)

Atendimento médico gratuito para caminhoneiros fica disponível por 90 dias na Via Dutra em Pindamonhangaba (SP) Caminhoneiros que passam pela…

9 minutos atrás

Transportadora Videira abre vagas para motorista de caminhão

A Videira Transportes anunciou em sua rede social vaga para motorista , os interessados devem atender os requisitos abaixo e…

28 minutos atrás

Transportadora Maroni abre novas vagas para caminhoneiro

A empresa Maroni Transportes está com novas vagas em aberto para motorista carreteiro em Louveira, São Paulo. Os interessados em participar do…

30 minutos atrás

Quadrilha é presa após sequestrar caminhoneiro e roubar veículos no MA e PI

Uma quadrilha responsável pelo sequestro de um caminhoneiro e roubo de veículos foi presa em uma operação das polícias do…

40 minutos atrás

Ambulância é apreendida pela PRF na BR-101 e paciente recém-operado fica deitado no chão na Bahia

Uma ambulância da Prefeitura de Itororó, no sul da Bahia, foi apreendida pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) na BR-101 por…

57 minutos atrás

Expresso Nathan se manifesta após acidente envolvendo motorista e quebra de asa

A Expresso Nathan divulgou uma nota oficial para se manifestar sobre uma ocorrência recente envolvendo um de seus motoristas. Segundo…

1 hora atrás