Conheça a história da série zero da Scania, que nunca chegou ao Brasil

Conheça a história da série zero da Scania, que nunca chegou ao Brasil
Foto: Reprodução / Internet

Sendo um verdadeiro celeiro de lendas no Brasil, a Scania sempre apostou alto em lançamentos em nosso país. No entanto, houve uma série que nunca chegou em solo brasileiro.

Uma das marcas que deixou sua marca na história do Brasil foi a Scania. A fabricante sueca tem vários caminhões da nova geração que fazem sucesso, como o Scania R500 e o 620R, mas as lendas jamais foram esquecidas.

A marca sueca consolidou seu sucesso no Brasil com os lendários modelos Scania 112, Scania LK 140 e o Scania 113.

Sendo um verdadeiro celeiro de lendas no Brasil, a Scania sempre apostou alto em lançamentos em nosso país. No entanto, houve uma série que nunca chegou em solo brasileiro.

A linha zero começou com o caminhão LB76, criado após a Segunda Guerra Mundial, principalmente para as estradas holandesas. O acesso ao motor era pela frente, com uma abertura como uma espécie de porta.

Na verdade, o LB76 foi substituído pelo início da série zero, que tinha como características caminhões com faróis retangulares no para-choque dianteiro e uma cabine basculante de linhas retas.

Os veículos também tinham espelhos fixados nas portas na parte inferior e eram conhecidos por não terem muita fixação, fato que gerou muitas reclamações, juntamente com os faróis retangulares no para-choque. Ambos foram posteriormente substituídos.

A série recebeu alguns ajustes de acordo com o lançamento de seus caminhões, mas nunca chegou ao solo brasileiro, mesmo sendo algo lendário para a Scania.

Em 1961, a fabricante seguiu com novas linhas, como a Super, que já entregava 205 cavalos, e o motor DS10, com 40 cavalos a mais do que a versão turbo.

A partir daí, a Scania foi se consolidando e tornou-se uma das maiores fabricantes de caminhões do planeta.