Caminhoneiro

Conheça os cinco caminhões cara chatas que se tornaram bicudos

Pode parecer uma novidade, mas é uma realidade no mercado brasileiro e mundial.

Os caminhões bicudos dominaram as estradas por muitos anos, mas com a chegada dos veículos da nova geração, os caras chatas agora são os mais vistos nas estradas.

Muitos modelos com cabine avançada inspiraram os atuais caras chatas e deram continuidade à linha que começou lá atrás com os bicudos.

Hoje, vamos falar sobre cinco caminhões cara chatas que se transformaram em bicudos. Parece ser uma novidade, mas é uma realidade no mercado brasileiro e mundial.

  • DAF XT

O DAF XT é uma adaptação do DAF-105, mas com cabine bicuda. Essa modificação foi feita por uma empresa no norte da Holanda para comemorar os 40 anos da fabricante. Foram feitas alterações no sistema de direção, suspensão e eixos dianteiros em dois caminhões.

  • Scania T620

O Scania T620 foi lançado em 2011, mas passou por uma adaptação feita por uma empresa holandesa. Foram adicionadas faixas nas cores rosa e roxo, e o caminhão foi pintado de azul. Isso foi uma homenagem ao Scania R 113, lançado em 1991 na Europa. Equipado com motor V8, ele é capaz de entregar 620 cavalos de potência.

  • Scania R580

O Scania R580 foi adaptado por duas empresas norueguesas, com o projeto iniciado em 2022. O veículo possui paralamas semelhantes aos dos caminhões da série 3 da Scania, mesmo com o capô mais estreito. Além disso, apresenta emblemas do R580 e motor V8, fazendo referência ao caminhão cara chata.

  • Volvo VTS

Embora o nome Volvo VTS não seja muito parecido com o veículo que o inspirou, ele é uma versão bicuda do clássico modelo FH. Ele deriva do FH 166 com motor de 16 litros e passou por mudanças significativas na estrutura para projetar o capô, mantendo a parte inferior inalterada.

  • Scania 770

Quem imaginaria que até mesmo o caminhão mais potente do Brasil e o segundo mais potente do mundo entraria nessa lista? O Scania 770 recebeu uma versão bicuda encomendada por uma empresa britânica. Várias unidades foram produzidas com essa mudança no modelo do 770. Embora a cabine seja avançada, os novos designs da geração atual da Scania, como listras e outros detalhes, foram mantidos.

João Neto

Nascido em Ceilândia e criado no interior de Goiás, sou especialista em transporte terrestre e formado em Logística. Com ampla experiência no setor, dedico-me a aprimorar processos de transporte e logística, buscando soluções eficientes para o setor.

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