Caminhoneiro

Falta de segurança e pontos de paradas prejudicam caminhoneiros

O índice de roubos de cargas aumentaram drasticamente em 2023

Uma das principais reclamações dos caminhoneiros durante as viagens de frete é que não podem contar com o apoio em pontos de paradas durante o trajeto.

A situação chega a ser bastante preocupante por não ter um local seguro para parar o veículo e descansar, cumprindo até mesmo a lei N° 13.103, que obriga um período de descanso mínimo para os motoristas.

Mesmo com a obrigação da lei, a maioria das rodovias do Brasil não possuem área de descanso para os motoristas que quando chegam no limite da viagem e precisam parar, não tem um lugar seguro para fazer isso.

A situação é desafiadora e o canal do YouTube Diário de Bordo de Um Caminhoneiro decidiu divulgar um vídeo que gravou em abril deste ano sobre o assunto.

A falta de apoio ao caminhoneiro não se restringe apenas aos locais em pontos de parada. A segurança viária deixa a desejar e podemos ver isso através do índice de roubo de cargas que tem aumentado constantemente.

Índice de roubos

Uma das principais rotas de viagem para os caminhoneiros e também uma das mais violentas, teve um aumento de 15% no índice de roubos de cargas em comparação ao mesmo período do ano passado.

O Rio de Janeiro registrou nos primeiros cinco meses de 2023, 1.874 roubos, contra 1.629 no mesmo período de 2022. Apenas nesse espaço de tempo houve uma alta de 15%.

Os dados são preocupantes, é o que informa o Instituto de Segurança Pública (ISP) que prevê um aumento ainda maior até o final de 2023.

Vídeo: Diário de Bordo de um Caminhoneiro
João Neto

Com uma vasta experiência no setor de logística e transporte rodoviário de cargas, adquiri um profundo conhecimento das necessidades e desafios enfrentados pelos caminhoneiros em sua rotina diária.

Deixe um comentário
Publicado por
João Neto