Foto: Reprodução / Internet
O transporte de cargas indivisíveis refere-se ao transporte de mercadorias ou objetos que não podem ser divididos em parte menores devido ao seu tamanho, peso, características especiais. Essas cargas exigem equipamentos, procedimentos e caminhões especiais para oc transporte devido às dimensões incomuns ou peso excessivo.
Pensando nisso, apresentaremos os cinco melhores caminhões do mercado para realizar esse tipo de transporte. Destacaremos o desempenho, a potência, segurança e a confiabilidade desses modelos.
O Mercedes-Benz Actros 4160 é o único modelo do Brasil com configuração 8×8 de fábrica. Ele é equipado com o motor OM502LA, de 8 cilindros em V e dispõe de uma potência de 598cv a 1800 rpm, com torque de 286 mkgf a 1080 rpm. Seu câmbio é um G280 Powershift automatizado de 16 velocidades.
Com capacidade para transportar 500 toneladas, ele foi projetado para o transporte de cargas indivisíveis. O caminhão é reconhecido por ser um dos mais potentes veículos de carga do mundo. Além disso, o Actros 4160 8×8 SLT é um dos modelos mais robustos em operação no Brasil.
Reconhecido por sua capacidade de carga, durabilidade e confiabilidade, o Volvo FH 540, foi projetado tanto para o transporte de cargas convencionais quanto as superdimensionadas.
O caminhão é equipado com o motor D13c de 6 cilindros em linha e 12,8 litros, que lhe rende 540cv entre 1450 e 1900 rpm. Sua caixa de marcha é uma automatizada de 12 velocidades.
O Hi-Way dispõe de um motor FPT Cursor 13, com 6 cilindros em linha e 12,8 litros, que lhe rende 560cv entre 1500 e 1900 rpm. Ele tem duas opções de caixa de marcha. A ZF 16AS 2630 TO e a Traxon. Na ZF a transmissão é automatizada de 16 marchas à frente + 2 à ré.
O Iveco Hi-Way 560 faz parte da linha Way da Iveco, conhecida por oferecer alta potência e desempenho, além de conforto e segurança para o motorista.
O Scania R 620 V8 oferece 620cv e um torque máximo de 3.000 nm, fazendo dele um dos caminhões mais potentes disponíveis no mercado brasileiro. Seu câmbio é de 12 velocidades com retarder. Ele também dispõe de eixos com redutor nos cubos de roda, que suportam até 32 toneladas. Por tudo isso, o caminhão consegue lidar com cargas pesadas e ter uma excelente capacidade de tração.
O Volvo FH 750 é atualmente o caminhão mais potente do Brasil. Seu motor é um D16 de 6 cilindros em linha e potência de 750cv, com um torque máximo de 361,9 mkgfm.
O modelo é disponível apenas na configuração 8×4, sendo muito utilizado no transporte de cargas indivisíveis devido a sua alta capacidade de tração e alta potência; a transmissão é uma automatizada de 12 velocidades.
No quesito segurança ele oferece controle de tração, auxilio de saída em rampa, controle eletrônico de frenagem e estabilidade.
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