Caminhão

Volvo FH 440 é transformado de cavalo-mecânico para caminhão truck

A modificação foi realizada pela empresa Eixo Master.

A Eixo Master, uma empresa especializada em transformar cavalos-mecânicos em caminhões truck, realizou mais uma modificação. Desta vez, um FH 440 passou por essa transformação. Para isso, o veículo recebeu chapas reforçadas no chassi e um engate que permite puxar carretas do tipo Julieta. Agora, o cavalo-mecânico conta com quatro eixos traseiros.

Conversão de caminhão

Transformar um cavalo-mecânico em um caminhão com quatro eixos requer uma série de etapas técnicas e ajustes. A adição de eixos extras visa aumentar a capacidade de carga e melhorar a distribuição do peso, o que é especialmente útil em caminhões que precisam transportar cargas mais pesadas.

Aqui estão alguns passos gerais para realizar essa transformação:

  1. Avaliação e projeto: antes de iniciar qualquer trabalho, é importante realizar uma avaliação completa do cavalo-mecânico para determinar se ele é adequado para a conversão. É necessário garantir que o chassi do veículo tenha resistência e rigidez suficientes para suportar os eixos extras e o aumento de carga.
  2. Preparação do chassi: se necessário, o chassi do cavalo-mecânico pode precisar ser alongado ou reforçado para acomodar os eixos adicionais. Essa etapa é crucial para garantir que o caminhão tenha a estabilidade e segurança necessárias após a modificação.
  3. Adição dos eixos: os novos eixos são instalados no chassi de acordo com um projeto específico. O número e a posição dos eixos adicionais dependerão do tipo de caminhão desejado e dos regulamentos de trânsito do país ou região.
  4. Instalação dos componentes do sistema de suspensão: os eixos adicionais exigem um sistema de suspensão adequado para garantir que o veículo suporte a carga e proporcione um passeio suave. Esse sistema deve ser ajustado corretamente para dar equilíbrio adequado ao caminhão.
  5. Ajuste do sistema de freios: a adição de eixos significa que o sistema de freios também precisa ser ajustado e melhorado para lidar com a carga extra. Isso garante que o caminhão possa parar com segurança e eficiência.
  6. Verificação de regulamentos: antes de colocar o veículo em operação, é importante verificar se ele atende a todas as regulamentações de trânsito e normas de segurança. Dependendo do país ou região, pode haver requisitos específicos para caminhões com quatro eixos, como limite de peso, dimensões máximas e restrições de circulação em certas vias.
  7. Testes e ajustes finais: após a conversão, o caminhão passa por uma série de testes para garantir que todos os componentes estejam funcionando corretamente e que o veículo atenda aos padrões de desempenho e segurança.

Lembre-se de que a modificação de um veículo requer conhecimento técnico especializado e deve ser realizada por profissionais qualificados. Além disso, antes de realizar qualquer alteração significativa, é fundamental verificar as leis e regulamentos locais para garantir que a conversão seja feita conforme as normas aplicáveis.

João Neto

Nascido em Ceilândia e criado no interior de Goiás, sou especialista em transporte terrestre e formado em Logística. Com ampla experiência no setor, dedico-me a aprimorar processos de transporte e logística, buscando soluções eficientes para o setor.

Deixe um comentário
Publicado por
João Neto