Furto em plena luz do dia: carga de botijão de gás é alvo de saque na Regis Bittencourt

Furto em plena luz do dia: carga de botijão de gás é alvo de saque na Regis Bittencourt
Foto: Reprodução / Internet

Circula na internet um vídeo de um caminhão carregado com botijões de gás sendo saqueado após um acidente. Segundo informações, o registro foi feito na rodovia Regi Bittencourt. O caminhão estava com a cabine virada totalmente para a direita, com o compartimento de cargas aberto e três indivíduos furtavam os botijões.

Enquanto um deles arremessava os botijões de 13 k no chão, outros dois recolhia-os e colocava nos veículos. Pelas imagens é possível perceber que não havia a presença de policiais no local; não há informações sobre o estado de saúde do caminhoneiro, nem tampouco sobre uma possível identificação dos saqueadores.

Foto: Reprodução / Transportadora Rosso

Crime de oportunidade

Apesar das cenas de pessoas furtando a carga ser comum aqui no Brasil, a legislação brasileira prevê punição no Código Penal. O artigo 169 declara: “Apropriar-se alguém de coisa alheia ao seu poder por erro, caso fortuito ou força da natureza: pena — detenção, de 1 mês a 1 ano, ou multa”.

Em casos de tombamento ou desprendimento da carga, se o motorista não ficar ferido, sua primeira ação deve ser acionar a PRF e registrar as imagens do saqueamento. Assim, a polícia pode posteriormente identificar os envolvidos no furto da carga. 

YouTube video
Vídeo: Marcos José Paiva oficial